A Amiste Café – franqueadora na área de locação de vending machines, com foco especial nas máquinas de café expresso e outras bebidas quentes – lista uma série de diferenciais que tornam esta jovem franquia atraente para investidores em busca de negócios lucrativos. Um deles – e talvez o mais importante – é o fato da operação ter um custo fixo baixo.
O franqueador Eduardo Vicente explica: “Nosso negócio não necessita de um ponto comercial em localizações nobres, com visibilidade. E normalmente, pontos assim são muito caros”. Como atende somente empresas, a franqueadora solicita ao franqueado um espaço para montar um show room, o escritório e a oficina de manutenção que não precisa estar em shoppings ou ruas comerciais. “Normalmente, nós é que vamos até o cliente”, completa
Os valores do ponto comercial impactam de forma expressiva no custo fixo de uma franquia. Na maioria dos casos, ele é determinante para o sucesso da operação, daí sua importância. Mas este não é o caso da Amiste. “Nesta época de retração da economia, estamos comprovando, na prática, como é importante não ter um custo alto com o ponto. Ajuda a manter a operação equilibrada”, ilustra Vicente.
A Amiste Café tem quatro lojas próprias localizadas em Londrina (PR), Maringá (PR), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG), além de uma franquia em Curitiba (PR). Todas apresentam crescimento mês a mês e atingem uma lucratividade que chega a 25%. No ano passado, a rede faturou R$ 3,4 milhões e a ideia é crescer 30% em 2015.
Outros atrativos – A Amiste Café também não exige que se trabalhe finais de semana. “Muitas pessoas deixam de abrir uma franquia porque querem ter o final de semana livre. E quase todas as operações exigem isto”, pondera o franqueador. “Se surgir um problema nas máquinas num sábado ou domingo, basta o franqueado ter um técnico que fique de plantão e seja facilmente localizado para realizar os reparos – algo que acontece com baixa frequência.”
Atuar no segmento de locação de máquinas de café e bebidas quentes é algo pouco explorado nas cidades fora do eixo RJ-SP e muito promissor. “Mais de 60% das vending machines são do segmento em que atuamos, o Office Coffee Services. Elas movimentaram R$ 1 bilhão no ano passado e a perspectiva para 2015 é que este faturamento seja 12% maior. Oferecemos máquinas de diversos portes, para diferentes necessidades, e o locatário pode escolher se deseja cobrar ou não as bebidas de seus clientes finais”, explica o franqueador.
Além do valor da locação, o franqueado também ganha com a venda de insumos – café, chocolate e outras bebidas – todos de marca própria. E precisa prestar suporte técnico caso surja algum problema com as máquinas locadas ou mesmo se surgir a necessidade de regulagem. “A franqueadora treina o franqueado nesta parte técnica e oferece um suporte constante”, completa Vicente.
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