Cuordicrema: saúde e sabor no verdadeiro gelato italiano

Há algum tempo é possível observar uma movimentação no mercado de alimentação fora do lar. Mais do que apenas consumir os produtos disponíveis por aí, as pessoas têm buscado conhecer suas origens e fazer escolhas mais saudáveis sem, é claro, abrir mão do prazer. Por atender essas novas demandas e ainda proporcionar uma experiência diferenciada de degustação, a Cuordicrema, primeira franquia de gelato artesanal italiano do Brasil, tem conquistado cada vez mais seu público e mercado.

Fundada em 2012 e gerida por um fundo italiano, a Cuordicrema  respeita as tradições e os processos das legitimas gelaterias artesanais italianas. A empresa se utiliza muito dos conceitos de saudabilidade, sendo todos os produtos 100% naturais, sem adição de aromatizantes, corantes e conservantes. Além disso, a grande maioria dos gelatos possuem versões com menos gorduras, sem lactose, sem glúten e também diet e light, tornando-os ainda mais saudáveis e nutritivos. Outra marca da empresa é o uso de pozzettos, tampas de metal que protegem seus produtos da luz e do oxigênio, preservando a textura lisa e cremosa dos gelatos.

Sempre em busca da excelência, novos sabores são desenvolvidos em um laboratório central localizado na unidade de Lorena, na capital de São Paulo. Já o processo de finalização acontece nas lojas na clássica máquina Cattabriga, uma referência italiana na produção de gelato. Assim, normalmente pela manhã, o cliente pode ver os ingredientes selecionados sendo trabalhados.

Em geral, as lojas possuem 18 sabores que variam mensalmente, apresentando também alguns sabores temáticos. Além disso, todos os meses, entre quatro e seis sabores novos chegam às lojas. “Nós investimos muito tempo em provar uma grande variedade de ingredientes de todo o mundo para transformá-los em nosso gelato. Ficar atento às novidades e tendências do mercado de alimentação é um dos nossos objetivos, pois apreciar o gelato Cuordicrema é uma experiência única”, comenta Renata Florim, mestre sorveteira e gelatiere da empresa.

Outro diferencial da marca é o mix de produtos complementares. Hoje, além dos gelatos, a rede oferece várias opções de sobremesas, como bolos, tortas, petit gateau, além de bebidas quentes, como chocolates e cafés, incrementando o portfólio e tornando a experiência com a marca mais completa e aconchegante, onde seja possível reunir amigos e familiares.

A franquia – Não é de hoje que o consumo de sorvetes no Brasil está crescendo. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), em dez anos, o aumento do consumo foi de 80%. Ao mesmo tempo, o mercado de franquias mantém sua ascensão. No primeiro trimestre deste ano já cresceu 7,6% em relação ao mesmo período de 2015. Dentre os segmentos com mais destaque está o de alimentação que, no último ano, apresentou um crescimento global de 9,4%.

Como mercado em expansão é sinônimo de oportunidade, no início do ano passado, a Cuordicrema começou seu processo de expansão pelo modelo de franchising, tornando-se assim a primeira franquia de gelato artesanal do Brasil. Hoje, a marca já conta com nove unidades operando no estado de São Paulo.

O maior diferencial dos seus produtos também representa uma grande força da marca em seu segmento: a saudabilidade. Acompanhando a tendência de crescimento da culinária natural, relacionada à mudança de hábitos e ao bem-estar, a Cuordicrema trabalha apenas com produtos naturais e ainda consegue atender o público que possui dietas restritivas, como os diabéticos, celíacos e intolerantes à lactose.

Segundo o último estudo setorial divulgado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), as marcas que já incorporaram essa tendência em seu negócio apresentaram um crescimento de 20,2% em sua receita em 2015, o que torna esse modelo de negócio ainda mais promissor.

A rede oferece quatro opções de formato: bicicleta, Kombi, quiosque e loja física, que pode ser em shopping ou rua. Os investimentos vão de R$ 105 a R$ 450 mil já incluindo taxa de franquia, capital de giro e até a reforma do ponto, se necessário. A marca possui mais de 100 sabores de gelato que vão se alternando mensalmente a fim de sempre oferecer novidades aos clientes.

Para 2016, a expectativa é fechar o ano com seis novas unidades. “Estamos em busca de investidores e apaixonados por gelatos, principalmente em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília”, finaliza.

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