Cuidados com idosos em franquia pioneira

A Terça da Serra foi inaugurada em 2015, em Jaguariúna, quando a médica Joyce Duarte Caseiro percebeu a carência de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na região de Campinas. Com a missão de oferecer hospedagem e cuidados de alto padrão para idosos, de forma humanizada, respeitando a individualidade dos hóspedes com qualidade de vida, a rede de franquias é pioneira no segmento de residenciais sênior.

E cuidado é fundamental, ainda mais se envolve família: uma das principais motivações que contribuíram para que Joyce iniciasse o projeto foi a possibilidade de proporcionar os melhores cuidados ao seu avô, atualmente hóspede da Terça da Serra.

A Terça da Serra oferece serviços como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutricionista, enfermagem 24h, médicos, terapia ocupacional individual e em grupo, atividades físicas adaptadas, musicoterapia, inserção social, estimulação cognitiva, entre outras atividades planejadas individualmente para ampliar a qualidade da rotina do idoso.

Os serviços podem ser encontrados em diferentes categorias, como hospedagem permanente, onde o hóspede reside na Terça da Serra, hospedagem por tempo determinado, Day Care e Home Care.

Atualmente, a rede possui sete unidades nas cidades de Jaguariúna, Campinas, São José do Rio Preto e Mogi Mirim.

Conversamos com dos sócios da Terça da Serra, Pedro Morares. Confira a seguir a entrevista.

Mapa das Franquias: Como surgiu a ideia do residencial? Foi difícil adaptar o conceito para franquia? Quem auxiliou no processo?

Pedro Moraes: O projeto da Terça da Serra foi desenvolvido a partir do ano de 2014 pela Dra. Joyce Duarte Caseiro, que, ao perceber a carência de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que prestassem serviços de qualidade na região de Campinas, teve a iniciativa de realizar seu empreendimento próprio. Pode-se dizer que um dos principais fatores que levou a médica a embarcar neste projeto, além da vontade de fazer diferente do que já conhecia, foi também a possibilidade de proporcionar ao seu avô – atualmente hóspede da Terça da Serra – os melhores cuidados e atendimento voltados à saúde. A primeira unidade foi inaugurada em 2015, na cidade de Jaguariúna, e o segundo residencial, em 2016, em Campinas.

Com o sucesso de ambas unidades, nós, sócios, fomos motivados à expandir, pois percebemos, principalmente, uma demanda por melhores cuidados no segmento e, além disso, a procura de investidores e empreendedores da área de saúde buscando boas oportunidades de negócio, com retorno financeiro e satisfação pessoal. Após estudos e avaliações de empresas especializadas no assunto, optamos por executar a expansão utilizando tanto o modelo de franquias para as cidades que têm o perfil, quanto o modelo de expansão própria. A combinação dos dois formatos permite alcance nacional, de forma que diversas cidades do país tenham a oportunidade de, no médio prazo, usufruir dos serviços de qualidade e cuidados de alto padrão proporcionados por uma unidade Terça da Serra.

A consultoria GoAkira de São Paulo foi chamada para fazer a formatação do modelo de franquias. Foi um processo de seis meses de trabalhos intensos para finalizar a padronização, documentação e iniciar as vendas das unidades. Atualmente, a Terça da Serra é uma rede de Residenciais Sênior com 14 unidades, sendo oito delas em operação e seis pré-operacionais, contando também com um Centro Terapêutico situado em Campinas.

Mapa das Franquias: Uma vez que aposentados têm recursos financeiros limitados, como são definidos preços?

Pedro Moraes: Os preços foram definidos de acordo com fatores externos e internos. Nos externos, avaliamos a concorrência em geral, dos pequenos asilos particulares até os flats de luxo para idosos em São Paulo.

Já com relação aos fatores internos, analisamos a estrutura de gastos das unidades, incluindo serviços diferenciados, alimentação balanceada e de ótima qualidade, e profissionais capacitados, para podermos chegar no custo para cada hóspede. Com a união destes dois quesitos, chegamos em um preço adequado para atingir não apenas as classes mais altas, mas também os idosos de classe média que possuem uma aposentadoria de um a dois salários mínimos para, assim, os familiares conseguirem realizar a complementação necessária. A partir de quatro salários mínimos já é possível se hospedar na Terça da Serra.

Capacitação e perfil do franqueado

Mapa das Franquias: Como é o treinamento dos franqueados? E o acompanhamento da operação no dia a dia?

Pedro Moraes: Inicialmente, o franqueado e sua equipe serão submetidos a 80 horas de treinamento, dividido no período de implantação e até 20 dias após a inauguração. Dentro desta carga horária estão os treinamentos de introdução à Terça da Serra, Implantação, Marketing e Vendas, Gestão Administrativa e Financeira, e Operações e Recursos Humanos. Cada capacitação é dada por um profissional experiente da franqueadora com comprovada experiência na função. Os treinamentos de operações são dados em campo, ora nas unidades modelo, ora na unidade do próprio franqueado. Como é um trabalho de cuidados com pessoas idosas, o franqueado precisa sentir situações reais. Não adianta apenas simulações ou vídeo-aulas, o nosso foco é manter o cuidado dos idosos e a qualidade dos serviços em primeiro lugar.

Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal de franqueado?

Pedro Moraes: O franqueado ideal deve possuir disposição e disponibilidade para gerenciar uma unidade franqueada, uma vez que para o sucesso desta, são necessários algumas características, como força de vontade, pró-atividade, atitude, liderança, inteligência, independência, humildade e, principalmente, determinação.

Além disso, considerando que o andamento do negócio franqueado depende da disponibilidade do franqueado, a empresa franqueadora recomenda que o franqueado, ou o gestor da unidade, indicado pelo franqueado, resida na cidade onde pretende instalar a unidade franqueada, sendo recomendado que conheça o potencial de mercado local.

A empresa franqueadora esclarece que não tem restrição em admitir como franqueado do sistema de franchising TERÇA DA SERRA: “Franqueado investidor”, “Franqueado profissional”, “Grupos empresariais” e franqueados ou ex-franqueados de outra rede de franquias que concorram direta ou indiretamente no mesmo ramo de atividade do negócio franqueado, resguardando-se, todavia, o direito de analisar caso a caso, ficando a concessão da franquia à existência de um sócio operador.

Planos para o futuro e a questão da Previdência

Mapa das Franquias: Quais os planos e estratégias de expansão para 2018?

Pedro Moraes: O plano de expansão, iniciado em janeiro de 2017, quando a rede possuía quatro unidades, é de 50 unidades em cinco anos. Para 2017, a rede irá encerrar o ano com 14 unidades, sendo 10 em operação e quatro em pré-operação. Já para 2018, o projeção é encerrar o ano com pelo menos 20 unidades em operação, fechando o 2º ano da expansão dentro dos objetivos. O principal foco da Terça da Serra não é o de simplesmente crescer, mas sim de levar uma ou mais unidades para as cidades que possuem a partir de 50 mil habitantes e são extremamente carentes nos serviços de hospedagem e cuidados para idosos. A realização é ver que cada vez mais cidades estão oferecendo esses serviços e os familiares de idosos que nos acompanham nas redes sociais e na mídia comemoram a cada novo “Em Breve” que postamos. Nós, é claro, vibramos juntos!

Mapa das Franquias: O atual debate sobre a Previdência afeta o negócio? Como?

Pedro Moraes: O atual debate sobre a Previdência não afeta diretamente os negócios da Terça da Serra. Contamos atualmente com idosos de 62 até 103 anos, ou seja, uma faixa de mais de 40 anos, o que são no mínimo duas gerações diferentes. Como a expectativa de vida dos idosos tem aumentado, cada vez mais o “idoso” de 60 a 70 anos possui uma vida muito independente, mora em sua casa, dirige e, às vezes, ainda trabalha. O fato de aumentar a idade da aposentadoria teria zero impacto no curto prazo e um impacto apenas marginal no médio e longo prazos. O que nós acreditamos é que o debate sobre a Previdência afeta sim a população brasileira como um todo e que não atinge algumas das classes mais privilegiadas.