A Cristallo está celebrando 60 anos no segmento de doces, bolos, bombons, petit fours, panettones, e salgados gourmets. Tudo começou no final da década de 40, quando o senhor Armando Poppa decidiu que sairia da Itália para fazer do Brasil seu novo lar. Sem conhecer o país tropical e muito menos o idioma, a atitude corajosa foi tomada após receber o convite da família Bauducco. Poppa tinha 29 anos quando desembarcou no Brasil, e no currículo já havia registrado trabalhos desenvolvidos para Pietro Ferrero, fundador da Ferrero Rocher.
Era um verdadeiro artista da arte da confeitaria. Começou os estudos como pasticciere, em Torino, aos 11 anos, e desde então despertou verdadeira paixão pela culinária e nunca mais abandonou o ramo gourmet de doces italianos. Carlo Bauducco percebeu o talento do jovem Armando e propôs que viesse trabalhar para a empresa no Brasil. E ele aceitou.
Armando Poppa era especialista em panetone, doce típico da Itália. E foi justamente com esse objetivo que a família Bauducco trouxe Poppa para o Brasil, para lançar o panetone da marca.
A doceria
Passados alguns anos, já instalado na cidade de São Paulo, o artesão da confeitaria percebeu a oportunidade de oferecer aos paulistanos os bolos e doces europeus que ele mesmo gostava de confeitar, incluindo o panetone tipo milanês – receita criada no Norte da Itália há mais de 200 anos. A típica sobremesa natalina fez tanto sucesso que motivou Poppa a abrir uma elegante e requintada confeitaria no então centro nobre de São Paulo. Em 1953 é inaugurada a primeira unidade da Cristallo, na rua Marconi 33.
Mais tarde, uma filial da doceria foi instalada na rua Dom José de Barros, na Galeria do Cine Olido, também no centro, região onde costumava acontecer o disputado chá da tarde. Não demorou muito e o Salão de Chá Cristallo se tornou um moderno e charmoso ponto de encontro. Desde então, a marca vem conquistando o paladar dos apreciadores de doces artesanais.
Poppa conheceu dona Liliana em Torino, com quem se casou e teve dois filhos, Giovanna e José. Os dois se uniram para dar continuidade ao trabalho iniciado pelo pai e preservar a tradição da família.
Giovanna e José Poppa estão à frente dos negócios desde o final dos anos 70. Seguindo os passos do pai e a paixão pela confeitaria, os herdeiros foram visionários e apostaram em algumas mudanças para a expansão da marca. O primeiro passo foi abrir a terceira loja, na Rua Oscar Freire. Isso ocorreu em 1979 e, naquela época, a rua não tinha a sofisticação que tem hoje. No entanto, a família Poppa acreditava no potencial de transformação que a Cristallo levaria para a então tímida Oscar Freire. De fato, a doceria era uma novidade e, junto com ela, vieram muitas outras ao longo dos anos.
A Cristallo foi uma das pioneiras a trazer máquinas de café, a vender minidoces por quilo, lançar o chocolate Giaunduia e, mais tarde, o panetone fatiado. Armando Poppa acompanhou as transformações dos negócios até 2005, ano de seu falecimento. Dona Liliane Poppa, hoje aos 90 anos, ainda acompanha o sucesso dos negócios.
“Meu pai é, até hoje, para mim, referência diária de qualidade absoluta de cada doce, cada detalhe dos produtos Cristallo”, diz a filha Giovanna Poppa.
Expansão
Os irmãos Poppa tinham projetos arrojados para os doces artesanais e desejavam expandir a marca por meio do sistema de Franchising. Em 1986, foi inaugurada a primeira franquia Cristallo, na Galeria 2001 da Avenida Paulista. Atualmente, a rede conta com 16 lojas distribuídas entre as cidades de São Paulo, Salvador e interior paulista.
Juntamente com seus 60 anos de tradição em gastronomia gourmet, a Cristallo celebra uma nova etapa de expansão de suas franquias. O projeto de novos negócios inclui mais lojas Cristallo na capital paulista e cidades do interior de São Paulo, além de outras partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte.
“A Cristallo conseguiu e consegue fidelizar seus clientes durante tanto tempo graças a qualidade impecável dos nossos doces artesanais, ao cuidado de perceber as novas tendências e exigências dos nossos clientes e, sobretudo, do mercado. Felizmente, estamos vivendo um momento de muitas comemorações, com os 60 anos da Cristallo e o plano de expansão de franquias”, afirma Giovanna Poppa.
A comemoração do sexagenário também foi estendida para os novos negócios. Os interessados em abrir uma franquia Cristallo terão 50% de desconto na assinatura realizada até dezembro de 2014. A meta da empresa inclui cerca de 20 novas unidades até 2015, entre lojas de rua e em shoppings.
Qualidade
A linha de produtos Cristallo é composta por mais de 200 itens, como panetones, doces, salgados, cafés, bolos, lanches, petit-fours, sorvetes e saladas. Todos os produtos são fabricados e distribuídos diariamente para todas as unidades da rede. Isso significa que são artesanalmente confeitados. “Não adicionamos conservantes ou outros produtos químicos, pois isso alteraria a qualidade”, garante Giovanna.
Além da fabricação dos doces e salgados gourmets desenvolvidos com exclusivas receitas, a Cristallo ainda atua no segmento de eventos coorporativos. Oferece café da manhã e coffee break com serviço completo, das receitas gourmets ao serviço de garçons.
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