Crise traz, ao mesmo tempo, oportunidades e receios para investidor

O investidor, hoje, enxerga o cenário por dois prismas: receio e oportunidade. É um binômio que está presente na conversa com qualquer candidato a franqueado no atual momento. Ter receio sempre fez parte da análise do risco de empreender e agora, claro, esse receio está ainda mais presente. Mas o receio é algo positivo. Eu diria que quem não tem receio, na verdade não é um bom empreendedor. O receio faz você racionalizar a análise, o que leva a escolhas melhores. O importante é não deixar o receio ser como o pânico, que paralisa e impede as ações.

Ao mesmo tempo em que existe o receio, temos também oportunidades muito atrativas de investimento no mercado para quem quer empreender. Por isso, começar agora o planejamento de um novo negócio é uma saída interessante para quem tem uma reserva de recursos, tanto pelas oportunidades atraentes do mercado quanto pelas baixíssimas taxas de retorno de outros tipos de investimentos, como os de renda fixa, reflexo da taxa básica de juros mais baixa da história do país.

Nesse cenário, temos visto uma quantidade até surpreendente de investidores dizendo sim para um novo contrato de franquia neste momento. No CNA, por exemplo, foram cinco novas vendas de franquia em abril e em maio, somente nos primeiros dez dias, já são mais cinco.

Isso está acontecendo porque traduzimos o binômio “receio e oportunidade” em facilidades e apoio para o investidor.

Criamos uma cota de apoio que chega a R﹩ 150 mil em material didático bonificado, projeto arquitetônico e kit inicial, estamos oferecendo 50% de desconto na taxa de franquia e, muito importante, retiramos algumas travas contratuais. Isso significa que flexibilizamos as exigências, tirando todo o peso (e o receio) do novo franqueado.

Porque hoje, o maior medo de quem quer investir em uma franquia é um possível agravamento da crise ou a incerteza de até quando ela irá durar. Para ajudar o novo investidor, em uma verdadeira parceria entre franqueado e franqueador, tiramos a multa contratual para quem não inaugurar a escola nas datas inicialmente previstas e para quem decidir cancelar a parceria. Assim, em caso de agravamento da crise econômica, até maio de 2021 o novo franqueado pode desfazer o contrato sem multa. Nos contratos assinados agora, a primeira data de abertura possível é maio de 2020, mas estamos no auge da pandemia, dificilmente uma escola será aberta agora. Então, temos uma segunda opção, que é outubro ou novembro deste ano, e uma terceira, que é maio de 2021, para quem preferir esperar.

Claro que estamos incentivando a abertura das franquias ainda em 2020, porque queremos ser um pequeno motor propulsor da economia brasileira, gerando empregos. Então, os novos franqueados que inaugurarem suas escolas ainda neste ano estarão isentos de 100% da taxa de franquia.

Quem decide investir em uma franquia no atual momento certamente encontrará ótimas oportunidades no mercado. A sabedoria está em escolher o parceiro correto para essa jornada. É importante que seja um franqueador sólido, parceiro também quando está uma tempestade lá fora .

Franqueador que está se mostrando forte agora evidencia que tem musculatura para enfrentar qualquer desafio. Isso é algo muito importante de se analisar: a capacidade de resistir às crises, porque como o brasileiro bem sabe, crise não é uma só, ela aparece de tempos em tempos.

Pesquise, análise, tenha receio, mas não se deixe paralisar quando o mercado está apresentando oportunidades realmente vantajosas. Siga em frente e boa sorte!

* Eduardo Murin é diretor comercial B2B do CNA