Segundo os últimos dados o crescimento de 7,5% no primeiro trimestre de 2019, no setor de franquias continua em ritmo de expansão se comparado ao mesmo período de 2018 que foi de 5,9%. É o que revela a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Entre os setores de destaque nessa onda de crescimento está o alimentício representado por empresas como, por exemplo, a Lug’s, cujos novos franqueados são atraídos a investir em um negócio com retorno financeiro e produtos focados na satisfação do público-alvo. O grupo revelou que o segredo do sucesso é um mix de qualidade dos produtos, chopp artesanal exclusivo e modelo rentável de negócio.
A Lug’s tem se consolidado como uma franquia de alimentação. A rede não esconde o segredo do seu sucesso: produtos como o frango no balde, batata belga e o mix de pratos executivos, e modelo de negócio rentável que tem atraído dezenas de franqueados. Para 2019 promete estratégias ainda mais agressivas, pois tem objetivo claro: estar entre as gigantes do segmento, e isso em nível mundial.
O franqueado consegue o retorno do valor investido, em um espaço médio que varia de 24 a 36 meses. Com baixo investimento e alta rentabilidade, que gira mensalmente na faixa de 15 a 20%, dependendo da região; o faturamento médio de 1,2 milhão por ano. Uma loja pequena de praça de alimentação, que tenha seu cardápio baseado no frango no balde e batata belga, e depois com a sequência dos executivos, gera, em média, de seis até 10 empregos na categoria CLT, fora os freelancer que são contratos para ajudar em dias com maior movimentação.
Atrair mais franqueados exige investimentos da franqueadora, que não tem medido esforços quando a meta é seguir em ascensão. Atualmente está sendo subsidiado até 100% do investimento para o franqueado que inaugurar em 2019. Todo o valor investido volta ao franqueado através de litragem de chopp, que pode ser usada para a promoção do “chopp em dobro”, uma excelente estratégia para a fidelização dos clientes. Um negócio que tem atraído diversos investidores, por ser extremamente rentável e de fácil gestão.
Com cinco anos de história, ultrapassa a marca das 160 franquias, dentro e fora do Brasil, onde está espalhada por 21 estados. Portugal está entre os países onde a rede está investindo.
O grupo Lug’s tem participação ativa em feiras de negócios do segmento, e já esteve em países como França, Portugal e Paraguai, além da ABF, no Brasil.
Um fato interessante é que, a Lug’s, após a participação na feira, trouxe o cardápio de Portugal e levou o cardápio do Brasil para Portugal, e assim pretende seguir com a troca de experiências e inovações entre os países que o grupo atua, gerando esse mix de sabores e diferenciais.
A Lug’s é reconhecida pelos seus produtos, e o tempero que é um segredo da família Lugui, sendo que o principal diferencial está no cardápio. Os pratos são padronizados, o que facilita seu preparo e torna o modelo Fast Gourmet de fácil e ágil gestão. Destaca-se ainda como diferencial o suporte de implantação que inclui treinamento, acompanhamento e consultoria, além dos chefs de cozinha e nutricionistas que desenvolvem os pratos, não sendo mais necessária a contratação dos profissionais.
As batatas utilizadas são da Lutosa, a maior fabricante de batatas da Bélgica, e que desenvolveu para a Lug’s as premiadas Belgian Fries. O frango é uma receita de família, que tem tempero exclusivo e mantido em segredo e uma textura que garante o crocante por fora e suculento por dentro.
Investimento
Um dos destaques para 2019 é o investimento feito na cervejaria, que fica em Ipeúna, onde se desenvolveu o chopp artesanal puro malte, próprio e refrescante, uma exclusividade da marca.
Aliado a isso tem a caneca ultracongelada, que antes de receber o chopp é mantida a uma temperatura de até menos 30graus. Todos os restaurantes Lug’s contam com um ultracongelador, que faz com que a caneca atinja essa baixíssima temperatura em cerca de 20 minutos.