Segundo um relatório desenvolvido pela Deloitte, multinacional que presta serviços de consultoria em todo o mundo, 84% das empresas vão investir no treinamento e capacitação dos funcionários em 2021. Além disso, as decisões serão tomadas a partir de dados, para 61% dos entrevistados para a pesquisa da consultoria PWC, os dados já complementam o julgamento, experiências, intuição e aconselhamento na tomada de decisões, embora não substituam os aspectos humanos, ou seja, a cada dia mais a tecnologia se funde às empresas e buscam assim melhorar a experiência do consumidor e ajudar na gestão de pessoas.
O treinamento deve ser um processo contínuo dentro de uma empresa. As novas tecnologias tornaram essa realidade muito mais necessária. Para Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas , “o ensino híbrido era algo a ser implementado à longo prazo, porém com a COVID-19, tivemos que adiantar nossa estratégia e, treinar os professores e profissionais das nossas 70 escolas em tempo recorde”. A CEO enfatiza que as redes se uniram e todos os departamentos passaram por treinamentos para a nova plataforma.
Além disso, o processo de gamificação foi inserido dentro do ensino híbrido trazendo a inteligência artificial para as salas de aula. “A rede já utilizava a gamificação em seus materiais didáticos e nas aulas presenciais, fruto do tempo em que morei nos EUA e já via isso acontecendo por lá. O que fizemos foi ampliar para nossas plataformas digitais e criar o ensino híbrido e integrado”, diz Leiza Oliveira CEO do Centro de Formação Minds Idiomas.
A gameficação ou gamificação inclusive é utilizada nos treinamentos da Minds Idiomas e muito utilizada em outros segmentos empresariais. “Tanto os treinamentos quanto às contratações já usamos de boardgames e games digitais para avaliar a tomada de decisão dos candidatos/colaboradores. Estimula a competitividade e nos dá um parâmetro técnico e comportamental do time” explica Renato Garcia, Diretor Publicitário da Minds Idiomas.
Outro investimento para os docentes foram os treinamentos em técnicas de oratória, para que eles captassem a atenção dos alunos e pudessem melhorar suas aulas. Nesta frente, o psicólogo educacional da Minds Idiomas, Augusto Jimenez diz que “foi muito importante levar os requisitos psicológicos em voga. Tanto nossos alunos, quanto nossa equipe pedagógica precisou de muita resiliência e por isso fizemos treinamento e reuniões recorrentes para avaliar o nível de cada um. Neste momento o apoio que a rede teve foi essencial”, conclui.