Cada vez mais disseminada no segmento de franchising, a conversão de bandeira se tornou alternativa para redes de franquias aumentarem a capilaridade de seus negócios. A estratégia permite que uma operação independente se tornar parte de uma franqueadora, com benefícios de uma rede estruturada como equipe de marketing, fornecedores homologados e preços mais competitivos. Este é o caso da 5àsec, que incluiu em seu plano de expansão a conversão de, ao menos, 20 lavanderias independentes em 2021.
“A conversão de bandeira é uma vantagem para os dois lados, tanto para o empresário quanto para a rede de franquias. No caso do novo franqueado, ele terá todo o suporte de uma marca reconhecida no setor, com contatos e know-how de mais de 25 anos, somente em mercado brasileiro. Já para a franquia, a conversão facilita a entrada em novas praças, com a possibilidade de disponibilizar os serviços para uma região que antes não conhecia ou contava com uma operação da 5àsec”, explica o diretor de expansão e novos negócios, Alex Quezada.
Em 2019, duas unidades de lavanderias brancas foram convertidas para fazer parte da 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil. Localizadas em Sorocaba, interior de São Paulo, as lojas são administradas por Paloma Negrão Santos, empresária que já atuava no segmento há pelo menos seis anos. Com preferência na região por já ser franqueada da rede, recebeu uma proposta para assumir duas unidades de lavanderias independentes. Após a análise minuciosa, levando em conta fatores como a localização, estrutura do espaço, carteira de clientes, equipe de colaboradores, entre outras questões, o acordo foi finalizado. Atualmente, a rede conta com três unidades na cidade sorocabana. “A conversão de bandeira permitiu o aproveitamento da carteira de clientes, ponto e equipe. Investimos em treinamentos para as colaboradoras visando criar uma rotina e a adaptação aos novos serviços e técnicas, que são padronizadas em toda a rede, além de serem diferenciadas das que as colaboradoras já estavam acostumadas”, comenta Paloma.
Já Marcelo Passos, franqueado de Brasília, no Distrito Federal, também optou por converter uma lavanderia branca para uma 5àsec. Para ele, foi a oportunidade ideal por já fazer parte da rede e conhecer o posicionamento de mercado, já que a marca é líder no segmento; a metodologia, com máquinas que economizam água e produtos que não prejudicam o meio ambiente; e a qualidade, pois a 5àsec é reconhecida como especialista têxtil ao oferecer uma infinidade de serviços para atender à necessidade dos clientes. Na marca desde 2020, o empresário atuava como executivo há 30 anos e optou pelo segmento de lavanderias após a pandemia da covid-19. “Entendemos que este era o momento de investir neste setor de limpeza de roupas e outros itens que fazem parte da nossa rotina, como peças de cama, mesa e banho. Tudo isso, visando o bem-estar dos consumidores”, diz Passos.
Para a conversão de bandeira, dependendo da estrutura da loja, como equipamentos compatíveis com a tecnologia de máquinas homologadas da 5àsec, não será necessário nenhum investimento adicional no primeiro momento. O novo franqueado terá um prazo, que será combinado com a franqueadora, para a adequação de mobiliários de acordo com o padrão da marca. Além disso, a rede não cobrará taxa de franquia e royalties por 12 meses e fornecerá luminoso, pintura e adesivos para a fachada da nova loja.
Com plano de expansão expressivo para 2021, a meta da franquia é chegar a 500 pontos de vendas e crescimento de 15% em números de lojas. Parte da estratégia é implantar 10 novos pontos do modelo de autosserviço, lavanderias self-service que permitem ao cliente fazer todo o processo de lavagem e secagem sem a necessidade de funcionário. “Para este ano, já temos 20 unidades vendidas com previsão de abertura até junho. Nosso planejamento está adequado à nova realidade da economia e do setor de serviços. Estamos otimistas para bater a marca de 500 lojas abertas neste ano”, finaliza Quezada.