Consultor dá dicas sobre franquias para quem visitará a Feira do Empreendedor, do SEBRAE

"Diante de tantas marcas atraentes é preciso cautela: o investidor precisa realmente ter o valor do investimento e o capital de giro, aptidão para o negócio e a segurança de que a marca é sólida"

Entre os dias 7 e 10 de abril, acontecerá, em São Paulo, um dos mais importantes eventos de negócios do País: é a Feira do Empreendedor, realizada pelo SEBRAE. Com mais de 100 opções de franquias, a feira atrai um número expressivo de visitantes em busca do sonho de ter um negócio próprio.  Eládio Toledo, Diretor da US Franchising, consultoria especializada em Expansão de Redes, Varejo e Franchising, que há mais de 20 anos auxilia franqueadoras na expansão de suas redes pelo Brasil e, consequentemente, empreendedores a encontrar marcas e segmentos adequados aos seus perfis, atuará no evento justamente orientando investidores na busca de novos negócios. Ele dá dicas preciosas para quem está procurando uma franquia:

1)     Investimento e capital de giro são importantes e há opções de financiamento disponíveis no mercado – Se você pensa em investir R$ 200 mil numa franquia, não adianta ter R$ 150 mil. É preciso adequar o valor disponível ao seu sonho, porque o sistema de franchising possui inúmeras oportunidades de investimento extremamente rentáveis e você precisará compor, no investimento total, das instalações, taxa de franquia e capital de giro. “Toda franquia necessita de capital de giro para funcionar. É um princípio básico do negócio, que jamais deve ser ignorado. É impossível começar sem capital de giro, então, quem começa tem de se garantir”, alerta Toledo. Ele comenta, também, que hoje existem financiamentos bancários interessantes, possíveis de ser acessados por meio de algumas marcas. “É uma opção viável para parte do investimento – e não para todo ele – que ajuda a estruturar o negócio a baixas taxas”, diz.

2)     Perfil do franqueado – Essa questão é importantíssima para que a franquia dê certo. Dizem, por exemplo, que todas as mulheres gostam de sapatos. Mas, gerenciar uma loja de calçados é algo bastante complexo, porque as coleções mudam mensalmente – e não a toda estação, como era antigamente – , os estoques encalham, caso o (a) comprador (a) da loja não seja um (a) expert, e a lucratividade cai vertiginosamente. Desta maneira, em resumo, quem tem uma franquia de calçados não precisa só entender de moda e tendências, tem mesmo é que conhecer profundamente seu público e as variabilidades de venda daquele ponto. “É um segmento muito complexo, ideal para quem já tem alguma experiência ou um sócio que venha do mercado”, alerta Toledo. “O franqueador ajudará na primeira compra, mas, depois, essa parte ficará por conta do franqueado. Será que você realmente tem esse perfil?”. O consultor diz que esse exemplo pode assustar, mas, antes de investir, é necessário conhecer bem as marcas e segmentos nos quais se deseja investir. “Por isso, procurar uma consultoria que o ajude se faz cada vez mais necessário, porque a orientação é gratuita e profissional”, garante.

3)     A marca é realmente sólida? – Outro ponto que pode simplesmente destruir o sonho de um investidor é relacionado à solidez das marcas. Uma feira apenas expõe empresas, sem qualquer compromisso de verificar a idoneidade delas. “Obviamente, quem deve se certificar disso é o investidor. Analisar documentos e conversar com franqueados e ex-franqueados é a melhor forma de garantir que a marca tenha solidez. Se uma consultoria a representa, também é um bom sinal, porque, provavelmente, a empresa está vendendo algo sério”, diz Eládio.

Sobre a US Franchising

A US Franchising nasceu da expertise de seus diretores, atuantes no mercado de franquias há mais de 20 anos, e é uma empresa especializada em desenvolvimento empresarial, formatação e expansão de negócios.

Com um know-how diferenciado e uma visão estratégica de negócio bastante abrangente, a US Franchising tem a solução ideal para as empresas franqueadoras expandirem em todo território nacional.

Atua em todo território nacional, com parceiros que conhecem não só as características de cada cidade, como também entendem o jeito do cliente de fazer negócio.

A US Franchising tem escritórios em Florianópolis (SC), São Paulo (Capital, ABC e Interior), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Brasília (DF), Belém (PA), Manaus (AM) e Recife (PE).