Consórcio é alternativa para quem quer casar

O consórcio é uma modalidade muito conhecida no mercado, principalmente relacionado a veículos. Porém, hoje, existem uma infinidade de produtos e serviços os quais podem ser adquiridos através desse crédito, como por exemplo, o casamento. Sim, consórcio para casamento!

Fazer uma festa nesse nível envolve muitas frentes monetárias: contratação de buffet, aluguel do vestido, banda ou DJ, o espaço, equipe de garçons, decoração, entre outros. E desde a festa mais simples, até a mais sofisticada, se gasta um bom dinheirinho.

Odair Bellentani, diretor comercial do Banneg Banco de Negócios – empresa especializada em soluções financeiras, como crédito e financiamentos, explica que o consórcio de casamento se enquadra como consórcio de serviços (e que neste caso, entra ainda uma gama de oportunidades, como: cirurgias plásticas, educação, viagens e reformas). E funciona assim: São oferecidos créditos entre R$15 mil e R$30 mil, que podem inclusive ser parcelados de 24 a 48 meses. A grande questão é que, ao invés de comprar um bem, o cliente pode usar a carta de crédito para contratar um serviço, independentemente da área.

Ao escolher pelo consórcio de casamento, o cliente entra em um grupo de consorciados e passa a participar das assembleias mensais que realizam os sorteios da carta de crédito. A contemplação do sorteio ou a oferta de lance acontece no momento em que o casal registra um valor antes do dia da assembleia que posteriormente deve quitar as parcelas restantes. Portanto, se o valor do casal for o maior daquela assembleia, eles são contemplados e podem receber a carta de crédito.

Repasse

Após a contemplação, o casal passa por uma etapa de comprovação de documentos. Depois disso, basta pedir o orçamento para todos que executarão os serviços do casamento: buffet, fotógrafo, segurança, entre outros. A administradora recebe as notas fiscais e faz o repasse diretamente aos responsáveis por realizar o serviço. Como o valor é repassado integralmente, como se fosse à vista, o casal pode ainda negociar os valores.

Odair orienta: “O consórcio é um investimento para médio e longo prazo. Portanto, é importante escolher uma data em que seja possível já contar com a carta de crédito. Uma alternativa é marcar a data para depois da quitação da cota. Por exemplo, se o casal escolheu 20 meses, indicamos marcar o casamento para depois desse período. Mas se eles quiserem antecipar, podem começar a pagar por uma cota e, no meio do caminho, fazer a oferta de um lance. Dessa forma, eles conseguem antecipar a entrega da carta e quitar o pagamento de todos os serviços necessários para o casamento”.

Vantagens

Para quem ainda não tem a quantia necessária para pagar os fornecedores, esse tipo de consórcio pode ser um ótimo aliado. Em comparação aos empréstimos convencionais, o produto apresenta uma série de vantagens. As principais são preço, facilidade e flexibilidade. O consórcio é mais barato do que o financiamento, porque cobra apenas uma taxa de administração e eventuais reajustes anuais de preço. Não há juros e encargos embutidos nas mensalidades. Considerando-se a soma das prestações do contrato, a economia pode ser de até quatro vezes o valor total de um financiamento.

Outro aspecto importante é que a liberação de crédito é menos burocrática. A adesão não exige o pagamento de entrada, tampouco a apresentação de uma infinidade de documentos. Isso ocorre porque a administradora enxerga seus consorciados como poupadores, não como meros devedores.

Além disso, a modalidade é bastante flexível. Existe a opção de custear toda a festa ou apenas uma parte dela, como a decoração e o serviço de bufê. Também é possível contratar o consórcio com antecedência e aguardar a contemplação por sorteio ou ofertar um lance, para receber o dinheiro em um prazo menor.