Segundo dados da ABF, Associação Brasileira de Franchising, no primeiro semestre de 2016, o setor de franquias cresceu 7,6%, na contramão da crise. Com a ascensão do mercado, surgem as novas redes, para oferecer ainda mais opções aos novos empreendedores.
Conheça algumas opções recém-lançadas no mercado:
Lenora – Carla Atanázio Vetorasso sempre gostou de joias. “Me encanta as combinações de visual que podemos fazer com bons acessórios”, conta. A jovem empresária atuava na área de saúde e resolveu trocar de segmento logo após os primeiros meses de trabalho paralelo com semijoias. Ao receber o contato de um grande fabricante de semijoias, que queria montar uma franquia, veio a ideia de lançar no mercado a Lenora – Franquia de Joias e SemiJoias – pensada para empreendedoras que não têm um grande capital de investimento.
Como mais uma marca do Grupo Teaser Franchising, a microfranquia custa apenas R$19.900,00, já com estoque inicial. Segundo Carla, com a venda do primeiro estoque, especialmente escolhido para o mês inicial de operação, a Executiva Lenora recupera 75% do investimento. Um dos segredos de sucesso é que a franqueada atua com produtos de altíssima qualidade, com garantia e beleza ímpar.
“Queremos dar a oportunidade a muitas empreendedoras de terem sua independência financeira, trabalhando com um produto que cativa, só de olhar”, afirma Carla. A marca atua com 03 modelos de negócios. Executiva Lenora, Quiosque e Loja de Shopping. No modelo de franquia home based – o que tem mais procura por nossas parceiras – a Executiva Lenora pode atuar de sua residência, o que ajuda a conciliar com outras tarefas ou profissão. Além do estoque inicial, a Executiva recebe um Kit Inicial de Operações, contendo Maleta, expositores, cartões de visita, folders, catálogos, agendas, canetas e outros, além de um exclusivo Aplicativo de Gestão e Controle, que a franqueada pode baixar diretamente do Google Play Store.
BurBurrito – Tiago da Fonseca trabalhou como empregado no ramo alimentício por muitos anos e a ideia de criar uma rede de burritos mexicanos nasceu de maneira natural e inspirada pela família. Essas delícias sempre foram os principais pedidos em sua casa nos fins de semana, e isso acabou virando um ritual familiar. Sábado era dia de burrito! Um dia, a brincadeira se transformou em oportunidade. Tiago começou a pesquisar os restaurantes de gastronomia mexicana no Brasil e percebeu o quanto eram demorados e inviáveis em alguns aspectos. A ideia tomava forma. “Não queria apenas um restaurante, queria um fast food mexicano”, afirma. Então, o empreendedor colocou em prática sua ideia, tendo como carro chefe seus deliciosos burritos. Nasceu a BurBurrito.
A procura só aumentava e o carrinho estava pequeno. O BurBurrito havia superado as expectativas e precisava de um ponto fixo. Nessa mesma época, Tiago havia sido procurado por um amigo que propôs sociedade para expandir o negócio para um ponto maior. O empreendedor aceitou a proposta e em menos de um mês, estava aberto o primeiro Fast Food mexicano da região e um dos poucos no Brasil.
“Algum tempo após a abertura, nós não sabíamos, mas um de nossos clientes que, como nós, também adora comer era dono de uma das maiores empresas de franchising do Brasil.” A rede começou um reposicionamento de marca, ampliação de cardápio, nova precificação, entre outros trabalhos para que se transformasse, realmente, em um modelo a ser seguido. A ideia era que ampliasse o cardápio, porém sem perder a essência Fast Food. Hoje, além dos sazonais, o cardápio do BurBurrito envolve burritos, hambúrgueres, porções, chope, sobremesas, entre outras opções. A maioria dos produtos sai da cozinha industrial do BurBurrito e chega ao franqueado já em porções, facilitando toda a operação da rede.
O franqueado conta com suporte completo prático e teórico, além de equipe especializada para auxiliá-lo desde a escolha do ponto até os ensinamentos de cozinha. E o melhor de tudo, possui uma excelente margem de lucratividade, recuperando o baixo investimento rapidamente. Investimento Inicial: R$89.900,00.
Cubs – Em parceria com grupo canadense, foi criada a rede Cubs Fast Food, que trabalha com super-recheados hot dogs de 22cm a 24cm e porções especiais com o tempero da, também canadense, McCain. A marca é conhecida por levar o tamanho e sabor igualmente a sério. A marca se orgulha da fartura de seus produtos e traz o conceito de “Gastronomia Descomplicada”, com fast food de hot dogs e porções.
“Acreditamos que a ‘gourmetização’ que ocorre nos últimos anos tem dois lados bem distintos. Por um lado, incentiva a inovação na cozinha, o que é ótimo do ponto de vista econômico e cultural, mas por outro lado, não basta mais sair para comer com amigos, precisamos de uma experiência gourmet transcendental. Tudo ficou meio maluco. Criar um prato gourmet não quer dizer descaracterizar a maneira clássica, e sim dar um novo olhar. O Cubs não leva e não pretende levar a bandeira gourmet. A marca gosta do simples bem feito e trabalha com cardápio já consolidado em grandes e deliciosas releituras, porém a preços justos”, comenta o detentor da marca no Brasil, Lucas Atanázio Vetorasso, diretor do Grupo Teaser Franchising.
Em seu lançamento no Brasil, a loja piloto estará localizada a partir de novembro deste ano na progressista cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, cidade conhecida como polo de franquias. O investimento inicial é de R$159.900,00
KMC – No mercado há 20 anos e com uma cartela de mais de 15 mil clientes atendidos, a rede espera conquistar 100 unidades no Brasil e no exterior até o final de 2017. Ao apostar no formato inovador da KMC, o franqueado tem somente a preocupação de atender os clientes e acompanhar o desenvolvimento de seus projetos e campanhas, além de contar com toda a expertise e apoio da franqueadora, sistemas de gestão e acompanhamento de clientes, diferente de tudo que existe hoje no segmento. A rede opera com três modalidades de negócios: Home-Based, em que se trabalha de um escritório virtual, Office e Máster, com investimentos que vão de R$19.900,00 a R$ 99.900,00.
“A KMC é uma empresa de marketing, focada em vendas, em fazer com que seus clientes vendam mais. Nossa experiência e sistemas para parametrizar empresas, nos dá condições de mergulhar no negócio do cliente, entender as suas necessidades e propor sugestões de mudanças baseadas também em outros segmentos. Nosso objetivo é o resultado e não apenas a fixação da marca. Hoje atendemos 250 clientes em diferentes ramos de atuação”, conta Kleber Santana, sócio fundador da Agência
Quatro opções diferentes, para os mais diversos tipos de empreendedores. Vale a pena conferir.
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