Captar cliente não é uma tarefa muito simples, principalmente para as marcas que estão chegando no mercado que além de mostrar o seu potencial e os diferenciais tem que conquistar a confiança. Com um mercado em constante mudança, investir em uma rede de franquias é necessário buscar estratégias da melhor forma de divulgar o trabalho e, assim, andar lado a lado com o que mercado busca e oferece. E uma dessas estratégias é o poder do marketing para os negócios.
A Quisto Corretora de Seguros, por exemplo, já era uma marca bastante conceituada em Belo Horizonte – cidade berço da rede – e em agosto de 2018 entrou para o franchising já com 10 operações atuando através do modelo home office (a franquia oferece também a operação loja física). Para continuar crescendo em ritmo acelerado a franqueadora sentiu a necessidade de investir em marketing digital e desde estão vem colhendo os frutos. Hoje a rede soma 90 unidades operando em diversos estados do país.
Henrique Mol, diretor executivo da Quisto, percebeu a necessidade de criar um suporte de alto nível aos franqueados no que tange todos os formatos e hoje a marca conta com uma agência de marketing interna, com profissionais especialistas em várias áreas, divididos entre designers, áudio e vídeo, redatores, programadores, mídias sociais, performance, uma média de 20 colaboradores somente para cuidar dessa área. “Temos como objetivo sermos líderes de mercado nos setores que atuamos. Este objetivo faz necessário ter uma grande estrutura para suporte aos nossos franqueados. Sabemos que o sucesso da rede está primeiramente no sucesso de cada uma das nossas unidades”, afirma.
Encontrando o ponto certo
A primeira etapa que investiu assim que entrou no franchising, a Quisto criou um site dinâmico e atrativo, com uma cara mais jovem, já que esse público vem crescendo consideravelmente em busca de ter um negócio próprio. Somente por semana são captados cerca de 300 leads oriundos através do site. A equipe de expansão é responsável por ir afunilando esses contatos e encontrar os investidores que realmente possuem perfil para se tornarem franqueados.
Já o segundo passo, Mol revela que investiu em redes sociais, mais precisamente o Instagram, e vem explorando ao máximo sua possibilidade internamente, principalmente pelo fato de atingir uma boa porcentagem dos brasileiros mostrando as vantagens de ter um seguro, seja para proteger um bem (casa ou carro), de vida, enfim, as inúmeras alternativas de contratar um serviço de qualidade e com preço acessível.
“Acredito que para uma marca ter sucesso no mercado devemos apostar em marketing digital, claro, sempre atentando em alguns quesitos, como por exemplo, conhecer o público-alvo (cliente ou investidor), além de uma boa imagem online, com conteúdos interessantes”, conta o empresário que frisa que já algum tempo deixou de adotar o e-mail marketing por acreditar que os resultados neste formato diminuíram muito com o passar do tempo.
Estratégias certeiras
E claro que os franqueados não ficam de fora dessa. Ao longo do ano a rede prepara várias ações para serem trabalhadas, entre elas, focando mês a mês um tipo de seguro. O consultor de franquias fica encarregado de acompanhar o desempenho de cada franqueado sempre o auxiliando quando necessário.
Mol salienta que o franqueado tem a liberdade de criar ações estratégicas para alavancar o seu negócio e trabalhar os tipos de seguros que tem mais demanda para a região que atua, claro, sempre respeitando a comunicação de marketing da marca, como a linguagem utilizada, aplicação de logo e o tipo de comunicação adotado para o cliente. “Incentivamos que o franqueado seja proativo em seu trabalho, não sendo tão dependente da franqueadora. Buscarmos “alimentar” demais franqueados nas ações que estamos realizando e os resultados têm sido positivos”, avalia o diretor executivo.