Rafaela José Silva De Oliveira, 19 anos, atuava como manicure, porém é na confeitaria que ela encontrou o sucesso. Desde sempre, teve vontade de empreender e alcançar liberdade financeira. Então, resolveu aliar esse desejo à sua paixão por doces e decidiu fazer um curso de confeitaria, para aperfeiçoar seus dotes culinários. Sua jornada empreendedora começou com a venda de doces em casa e a ideia de transformar suas habilidades em uma fonte renda se concretizou, quando foi convidada a participar do projeto Empreende Rio, em abril deste ano.
Antes do grande dia, Rafaela se preparou psicologicamente e financeiramente, visando o sucesso de sua iniciativa. Ela conta que, para o evento, produziu Slice Cake e trufas e, durante as quatro horas de vendas, enfrentou o desafio de atrair clientes para o seu negócio. Para isso, adotou uma abordagem de marketing inusitada. “Usei como inspiração a personagem Maria da Paz, da novela A Dona do Pedaço, e comecei a gritar: bolos e trufas”, relata.
Resultado: êxito nas vendas, pois os clientes foram atraídos pela qualidade dos doces, além da simpatia, habilidade e atendimento único da confeiteira no evento – estratégias que Rafaela usou a seu favor – resultando em um faturamento de R$120 em um curto espaço de tempo.
Ao longo de sua jornada no Instituto Gourmet, Rafaela mergulhou em um ambiente enriquecedor, onde aprendeu não apenas habilidades práticas, mas também a importância da criatividade e da paixão na gastronomia. “Via muitas publicações no Instagram do IG, achava tudo lindo: as roupas e os doces que os alunos produziam, maravilhosos. Decidi entrar em contato e uma das atendentes me enviou o e-book de confeitaria e eu amei, me matriculei, sou apaixonada por essa escola”, cita a jovem.
Além disso, ela teve a oportunidade de interagir com outros estudantes apaixonados, criando uma rede de contatos valiosa que se tornou uma fonte contínua de apoio e inspiração em sua carreira “O curso de confeiteiro é perfeito para quem quer ganhar mais profissionalismo na execução de suas iguarias. O aluno sai pronto para o mercado, pois além de apresentar produtos deliciosos e bonitos, ainda aprende a gerenciar seu negócio”, afirma Alessandro Capela, franqueado do Instituto Gourmet da unidade onde a jovem estudou.
Rafaela compartilha seus conselhos com quem deseja empreender. “Não desista nunca, seja persistente, acredite nos sonhos, dedique-se verdadeiramente ao que faz e escolha uma instituição renomada para sua jornada”, conclui. Sua história é um exemplo para inspirar outros jovens a seguirem seus sonhos e transformarem suas paixões em negócios bem-sucedidos.
Para quem, assim como Rafaela, deseja realizar o sonho do empreendedorismo, o Instituto Gourmet está com uma promoção de aniversário, com aulas online e quatro aulas presenciais gratuitas em todas as escolas do Brasil, somente até o dia 31 de julho. A grade online inclui aulas de “Choconuts” e “Aprenda a precificar”, com a especialista Bia Fraga, que ajudará os futuros empreendedores a maximizar lucros com receitas deliciosas.