Foi em 2014, a partir de uma necessidade da ex-professora Lucilaine Lima, que nasceu a primeira unidade do Instituto Gourmet. Na época, Lucilaine cuidava desde o material didático e aulas, até da organização, finanças e limpeza da escola. Em pouco tempo, a procura pela escola foi aumentando e mostrando seu potencial de mercado.
Em 2017, depois de muito testar, a rede ingressou para o setor de franquias e já no primeiro ano comercializou 35 unidades. Em 2019 obteve um faturamento de R$ 45 milhões e no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO e obteve um crescimento de 40% mesmo diante a pandemia.
Hoje, 7 anos após seu lançamento no mercado, a rede comemora as mais de 100 unidades inauguradas. “Nosso segredo sempre foi o propósito. A transformação de vidas não é um clichê, ela aconteceu de verdade na minha vida e na vida de milhares de pessoas que já passaram por nossas escolas”, comemora Lucilaine Lima.
Referência no setor, o Instituto Gourmet aproveita esse marco importante para lançar diversas ações com o intuito de fortalecer ainda mais o nome no mercado, atrair novos alunos e investidores. Entre elas estão os descontos para novos alunos, de 19 a 24 de julho, a taxa de matricula será de apenas R$ 199,00. “Também estamos com ações com influenciadores pelo Brasil, queremos reforçar nosso principal objetivo, que é o de transformação de vida através da gastronomia”, comenta Marcelle Santos, coordenadora de marketing da rede.
Além disso, entre os dias 19 e 31 de junho, a marca também está com o cashback de R$ 10 mil para novos investidores, além de lives no Instagram @institutogourmetbrasil falando sobre os 7 anos de propósito e transformação e a gastronomia que transforma, lives que serão mediadas pela fundadora da marca, Lucilaine Lima e a coordenadora pedagógica da rede, Jacqueline Almeida.
Presente nos três pilares de maior crescimento econômico – educação, gastronomia e franchising – a marca reforça seu potencial no mercado. “Hoje, nosso franqueado tem o poder de transformação social no território que está inserido, levando aos alunos através da gastronomia e do empreendedorismo, uma mudança de vida”, reforça Robson Fejoli, sócio diretor da rede.
Para esse ano, a rede tem como principal meta estruturar novos cursos e desenvolver uma nova plataforma de treinamentos, além de focar na expansão da marca na região Sudeste. “Estamos bem esperançosos com 2021. Com as adversidades do ano passado, ficou claro a importância de conhecimento profissional, e nosso método de ensino focando no aluno empreendedor é uma ótima oportunidade de transformação de vida”, comenta Fejoli.
Outro objetivo da marca para 2021, é atingir o faturamento de mais de R$ 100 milhões, comercializar mais de 150 unidades e em três anos atingir a casa das 300 unidades em funcionamento em todos os Estados Brasileiros.