Dar um novo rumo a careira profissional, decidir abrir o próprio negócio e resolver entrar no ramo das franquias não são escolhas fáceis. Quem quer empreender neste mercado tem muitas dúvidas na hora de escolher marca franqueada. A dúvida de muitos é o que comparar entre as redes: os valores iniciais semelhantes ou faturamentos mensais distintos? O sócio-fundador da ba}STOCKLER, Luis Henrique Stockler, explicou de forma simples como a escolha pode ser feita de maneira segura e eficaz.
Stockler enfatizou que a escolha da franquia não deve ser feita inicialmente pelo investimento, taxas de franquias ou faturamento. Mas sim pela afinidade que o empreendedor tem com a operação. Sendo assim, ele realmente tem que gostar muito do que vai fazer pelos próximos cinco anos no mínimo. “Se ele tiver a certeza de que fez a escolha certa para sua vida ele vai ter muito maior probabilidade de ter sucesso”, contou.
Depois de uma profunda reflexão e a escolha do segmento que quer seguir, o empreendedor pode começar a análise financeira. O sócio-fundador deu a dica: “Primeiro procurando um negócio do tamanho do seu bolso, ou seja, de sua capacidade de investimento, mas respeitando uma simples regra: Nunca investir 100% de seu capital. Minha recomendação é que o investimento não deve ultrapassar a 80% de sua reserva”, e completou, “após ter selecionado pelo menos três diferentes negócios, ele deve começar a comparar todos demais fatores financeiros, sempre em conjunto, faturamento, lucratividade, investimentos na montagem do negócio, taxa de franquias, taxa de marketing e, também, a taxa de royalties. Nada deve ser deixado de lado, ou melhor, tudo o que impacta em investimento e, principalmente, despesas, deve ser considerado”.
Luis Henrique lembrou que durante a pesquisa, o empreendedor deve conversar com, pelo menos, quatro tipos de franqueados que fazem parte da rede e investigar a satisfação que estes tem com a operação, com os resultados e com o relacionamento entre franqueado e franqueador. “Deve conversar com quem está próximo do franqueador, com quem está longe, com quem recentemente inaugurou uma operação e com quem esta a muito tempo no negócio. Assim ele terá um panorama completo da satisfação dos franqueados”, salientou.
Depois das análises feitas, de conhecer bem as marcas, escolher ficará bem mais fácil. Se a decisão já foi feita, antes de bater de vez o martelo, Stockler deu a última dica: “tente sempre se enxergar dentro da operação, do dia a dia do negócio pelos próximos 10 anos na figura do gerente. Se você não gostar do que enxergar, se achar que vai ficar entediado ou frustrado, procure por outra operação”.
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