País quente e tropical fez com que o Brasil ocupasse o segundo lugar com mais piscinas instaladas no mundo. Segundo dados da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP) são 3,8 milhões de unidades, e faturamento em torno de R$ 12 bilhões por ano.
Com o mercado aquecido, empresas do segmento comemoram esse momento que o setor está vivenciando. Exemplo disso, é a rede de franquias Solário, que comercializa piscinas de fibra. De 2020 a 2021, em plena pandemia, o número de vendas dos produtos aumentou 120%, tornando esse período um dos melhores anos para a marca.
Unidos pelo negócio
Já são mais de 30 anos de estrada. A Solário Piscinas é o resultado da iniciativa de empreendedores que, desde 1990, conquistaram um extenso know-how e experiência na área de piscinas. Após análise das tendências do mercado, trouxeram soluções para atender a forte demanda no segmento de lazer, oferecendo uma gama de opções em piscinas de fibra instaladas, spas, conjuntos filtrantes, aquecedores solares, produtos químicos e acessórios em geral.
A marca desenvolveu, com base em sua experiência no varejo, uma linha de piscinas exclusivas e inovadoras, as quais são fabricadas respeitando os mais altos padrões de qualidade. Atualmente, ocupa lugar de destaque e liderança no cenário nacional, por seus diferenciais de qualidade na fabricação e pós-venda de seus produtos.
Outro ponto positivo para a Solário é que ela é comandada pela família, um dos pilares do sucesso da marca no mercado. Essa união pelo negócio possibilita que seja passado de geração para geração.
Nascida em 1990 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a marca passou por transformação e resolveu dar um novo passo, expandir através do franchising em 2017. Em cinco anos de mercado, passou a abrigar de 10 a mais de mil pessoas indiretamente.
Diferenciais no produto
As linhas de piscinas da Solário foram o resultado de um amplo estudo dos modelos que já existiam no mercado. A marca observou os modelos que tinham uma maior aceitação pelo público em geral e adicionou algumas melhorias, como:
● Borda anti-infiltração: Este tipo de borda evita infiltrações que possam ocorrer em torno da piscina.
● Pequena inclinação das paredes: as piscinas apresentam a menor inclinação possível, garantindo assim uma área de aproveitamento interno maior e consequentemente um aumento na litragem da piscina.
● Garantia: Todos os produtos apresentam 10 anos de garantia na estrutura do casco.
● Paredes lisas: São totalmente lisas, não contendo frisos na sua lateral. Os frisos são pontos mais frágeis, sendo lugares mais propensos a trincos e rachaduras. Além disso, paredes lisas são mais fáceis para limpeza, não apresentando pontos para acúmulo de sujeiras em sua superfície.
● Qualidade da matéria-prima: Diferente de algumas marcas que há no mercado, as quais adulteram sua matéria-prima, deixando as piscinas mais rígidas. A Solário mantém um alto padrão de qualidade de sua resina, tornando-as mais flexíveis, suportando assim micro movimentações do solo, diminuindo significativamente problemas estruturais.
● Filtro de areia: Esse tipo de elemento filtrante está no mercado há anos, sendo utilizado por clubes, condomínios e residências. Por se tratar de um filtro com fácil manuseio, baixa manutenção e alta durabilidade ele é utilizado mundialmente.
Modelo de negócio
As piscinas da Solário são feitas utilizando fibra de vidro sintética, resina ortoftálica, resina isoftálica (barreira química), gel coat (material que dá cor e brilho às piscinas), e reforço estrutural nas paredes.
Para empreender nesse negócio é necessário investimento inicial de R$ 157.500, incluso gastos com reformas e adequação do ponto comercial, marketing de inauguração, abertura da empresa, além de contar com duas piscinas em estoque e show-room de em média 6 piscinas, além do capital de giro.
Diferente da prática que ocorre entre as demais franquias, a Solário não cobra taxa de franquia. “Conhecemos as dificuldades do varejo e passamos nosso aprendizado de 30 anos ao nosso franqueado. Isso foi o que motivou a não cobrarmos nenhuma taxa de franquia e royalties, para garantir a saúde financeira dos nossos parceiros, principalmente no início da operação”, explica Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário.
O empresário reforça que as únicas exigências da marca são que o franqueado compre exclusivamente piscinas de fibra da Solário e caso já tenha uma loja física, adeque seu ponto comercial aos padrões da marca.
Perfil do franqueado
Indicada para cidades acima de 50 mil habitantes, a rede oferece exclusividade de área para o franqueado atuar. Para empreender nesse negócio é necessário ter liderança; espírito empreendedor; consiga trabalhar em equipe, e esteja disposto a tomar a frente do seu próprio negócio.
Suporte ao franqueado
Felipe salienta que o suporte oferecido ao franqueado é completo. Desde a análise e escolha do ponto comercial, através de visitas técnicas, até o projeto arquitetônico; treinamentos (presencial na matriz) pré-operacional para implantação da franquia. Há ainda, assessoria e consultoria de marketing; visitas periódicas nas operações com a presença dos gestores para entender as dificuldades e oferecer estratégias para solução.
Expansão
A Solário soma 61 lojas espalhadas pela região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil. Soma três parques industriais no Brasil localizados nos municípios de Ibirá (SP), Abadiânia (GO), e Teixeira de Freitas (BA).
“Com isso conseguimos atender toda a região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, facilitando a entrega dos nossos produtos para essas regiões. Nosso próximo passo é a abertura de fábricas na região Sul e Norte do Brasil, aumentando assim, a nossa cobertura nacional”, diz o diretor executivo.
Para este segundo semestre a marca tem como região-alvo o centro-oeste e nordeste, devido às inaugurações recentes das fábricas localizadas nesta região, e busca abrir mais quatro unidades em Goiás e cinco no estado da Bahia. A rede projeta encerrar o ano com faturamento de R$ 75 milhões.
Felipe revela que a Solário está fechando uma parceria para o envio das piscinas aos Estados Unidos. O projeto de internacionalização deve começar pela Flórida. A expectativa é que até o final deste ano a marca esteja também presente na América do Norte.