Com workshops e games, ABF apresenta mundo das franquias na Feira do Empreendedor 2019

Com um crescimento entre 7% e 8% nos últimos três anos, o franchising se consolidou como uma alternativa menos arriscada de empreender no atual cenário econômico, especialmente para quem está abrindo seu primeiro negócio. Para apresentar este universo, seus principais conceitos, requisitos e cuidados, a Associação Brasileira de Franchising – ABF fará a curadoria de conteúdo do Espaço de Franquias da Feira do Empreendedor 2019 SEBRAE-SP. O evento ocorre de 5 a 8 de outubro, no Anhembi, em São Paulo. O Espaço de Franquias, fruto de uma parceria entre o SEBRAE-SP e a ABF, trará 32 workshops, com temas variados e um laboratório com o Game Franquias Brasil, no qual o empreendedor pode simular algumas atividades da gestão de uma franquia.

“O empreendedorismo está em alta em várias faixas da população. Seja pela transformação digital, a fragilidade do mercado de trabalho e o perfil das novas gerações, muitas profissionais estão optando por abrir um negócio próprio como forma de desenvolver sua carreira. O franchising é um caminho mais ágil e seguro para estes empreendedores, uma vez que dá acesso a um modelo de negócio, produto ou serviço já desenhado e testado. Dá acesso também a processos, tecnologias, fornecedores, poder de compra, ações compartilhadas e conhecimento de um empresário mais experiente, o franqueador. Por fim e tão importante quanto, possibilita a operação com uma marca já reconhecida, o que auxilia a atração de clientes”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

Os workshops serão realizados em sala com mesas-redondas, em 8 sessões diárias de 60 minutos cada, um total de 32 encontros durante os quatro dias de evento, mais de 1.680 minutos de conteúdo, construção e interação entre os participantes. Cada sessão será conduzida por dois especialistas: um representante de uma marca franqueadora e um consultor associado ABF. As sessões serão divididas em diferentes segmentos como Microfranquia, Alimentação, Casa e Construção, Moda, Saúde, beleza e bem-estar, Serviços (Entretenimento, Hotelaria, Limpeza e Conservação), Educação e como se tornar um franqueador. Profissionais de consultorias e escritórios de advocacia renomados como Ana Vecchi Business Consulting, Andrea Oricchio Advogados, Ba}Stockler, Francap, Grupo Cherto, Novoa Prado Advogados e Zanin Advogados serão os instrutores. Marcas de franquia como 5àSec, Água Doce Sabores do Brasil, Arezzo&Co, Casa do Construtor, China in box, CNA, Espaçolaser, Happy Code, iGUi e TRATABEM, Kumon, Morana, Multicoisas, Nutty Bavarian, Onodera, Petland, Rei do Mate, Re/Max, Sorridents, Sterna Café e Tip Top também irão participar.

No laboratório, os participantes terão a oportunidade de receber um conteúdo consistente sobre as boas práticas na gestão de uma franquia, de forma interativa e digital. O game auxilia o empreendedor que quer ser tornar um franqueado a praticar e aprender sobre o tema. Ele é dividido em seis módulos, um para cada área de atuação importante no gerenciamento de uma franquia: preço, vendas e custos, gestão de pessoas, atendimento a clientes, marketing e merchandising, gestão financeira e indicadores de desempenho. Cada módulo possui 10 fases, cada uma com seus objetivos específicos: como faturar mais, obter lucro, baixar custos e outros. Em cada fase, o jogador também conta com o auxílio da ferramenta “Saiba Mais”, que apresenta dicas valiosas sobre boas práticas de gestão e podem ser aplicadas tanto no jogo quanto no negócio. O participante poderá determinar por quantas fases e/ou cursos queira passar e se desejar, poderá finalizar o conteúdo em casa. Após encerrar sua experiência no Laboratório Franquias Brasil, o participante poderá efetuar um cadastro para participar dos sorteios no encerramento de cada dia. Serão no total 110 cursos sorteados, divididos entre presenciais e EAD (Ensino à Distância).