Com objetivo de crescer 25% em 2022, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, segue com as implantações de novos pontos de venda por todo território nacional. Uma das apostas da marca para ampliar a atuação é a virada de bandeira, uma estratégia que visa transformar lavanderias independentes em operações da rede. Dessa forma, a franquia inaugura a primeira unidade em Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia, em Goiás. Com este modelo de negócio, a marca almeja abrir 15 lojas neste ano.
A nova franqueada da rede é Jozi Salgado. Formada em Administração de Empresas e empreendedora desde 2018 com a abertura de uma lavanderia de bandeira branca na cidade em questão, a empresária conta que se inspirou na 5àsec para montar seu negócio por toda credibilidade, estrutura e qualidade que a marca sempre representou no segmento. Após quatro anos administrando seu negócio de forma individual, Salgado enxergou uma necessidade de melhoria em termos técnicos, produtos e treinamento tanto pessoal quanto para a equipe. Em outubro de 2021, surgiu a oportunidade de fazer parte da marca francesa que foi sua fonte de inspiração.
“Apesar de ter uma carteira de, aproximadamente, 3 mil clientes sentia a necessidade de ampliar o horizonte do meu negócio. Quando a 5àsec entrou em contato conosco, enxerguei a possibilidade de migrar de uma lavanderia local para fazer parte de uma marca com selo internacional, reconhecimento no setor e um modelo de franquias de sucesso, foi então que notei que este era o melhor caminho a seguir. A lavanderia fica em um shopping de grande circulação na cidade onde passam diferentes perfis de público. Certa da minha decisão, uma situação específica me fez reparar como o peso de pertencer a uma rede de grande nome é importante tanto para os negócios como para o aprimoramento pessoal e de processos”, comenta a Jozi, que ao indicar ao cliente a higienização de ternos ouviu que para esses tipos de peças preferia levar à 5àsec de outra cidade, devido ao reconhecimento mundial da marca.
O processo para fazer parte da rede que conta com mais de 500 operações no Brasil estava em andamento desde o fim de 2021. A nova franqueada, ao fazer parte da maior rede de lavanderias do Brasil, fez investimento em novos maquinários e produtos para seguir a qualidade e padrão internacional da marca, além de investir em treinamento e capacitação da equipe. Localizada dentro do Buriti Shopping, a primeira unidade da marca abriu as portas em 21 de março e disponibiliza serviços que vão desde limpeza de itens diários, como camisa, calças e camisetas, até peças mais delicadas e de grande volume, como vestidos com pedrarias, ternos, tapetes, cortinas, pelúcias e carrinhos de bebê.
“A conversão de bandeira é uma vantagem. O novo franqueado terá todo o suporte de uma marca reconhecida no setor, com contatos e know-how de mais de 27 anos, somente em mercado brasileiro. Já para a rede 5àsec, a conversão facilita a entrada em novas praças, com a possibilidade de disponibilizar os serviços para uma região que antes não conhecia ou contava com uma operação da 5àsec”, explica o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da marca, Alex Quezada.
Para a virada ou conversão de bandeira da 5àsec, dependendo da estrutura da lavanderia independente, como equipamentos compatíveis com a tecnologia de máquinas homologadas da franquia, não será necessário nenhum investimento adicional no primeiro momento. O novo franqueado terá um prazo, que será combinado com a franqueadora, para a adequação de mobiliários de acordo com o padrão da marca.