Com mais de 75 anos de atuação, a Bibi, marca pioneira em calçados infantis e maior rede do segmento na América Latina, reabre duas lojas em diferentes estados do País, investindo em um novo conceito que visa proporcionar uma experiência diferenciada aos consumidores. As unidades em questão estão localizadas em São Luís, no Maranhão; e em Franca, no interior de São Paulo. Com grande presença em shopping centers, setor que movimentou mais de R$ 194 milhões em 2023, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), a marca aposta no retrofit de loja para trazer ludicidade e modernidade para o negócio, que segue o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças. Dessa forma, as operações passam a contar com o ícone da marca, o Rollerzão, na entrada da loja, piso fofinho que transmite a mesma sensação de calçar um produto Bibi e outras interações. Tudo isso, para oferecer tecnologia e design exclusivos em calçados voltados crianças de 0 a 9 anos.
Em São Luís, a unidade é administrada por Carmine Bezerra Barbosa Ribeiro, de 40 anos, formada em Farmácia. A empresária atuou em uma grande rede farmacêutica e conta que se identificou mais com o varejo do que com a área de saúde. Após ter o primeiro filho, decidiu empreender e montou uma multimarca de calçados infantis. Foi assim que conheceu a Bibi, marca que é referência no segmento. Determinada em abrir o próprio negócio, Carmine estudou o mercado de franquias e assumiu três lojas da rede, todas na capital maranhense. Após um ano à frente dos negócios, as unidades cresceram mais de 50% e, em 2023, estavam entre as 10 primeiras do Brasil no ranking de lojas da calçadista. Tal feito rendeu a ela o prêmio de melhor franqueada do ano, entregue pela franqueadora. Hoje, Carmine também faz parte do conselho de franqueados da empresa. “A Bibi está sempre na vanguarda do setor, buscando inovação e qualidade. Acredito no modelo de franquia como uma parceria, assim, minha função é colaborar para crescermos juntos cada vez mais”, comenta a empreendedora.
Já em Franca, no interior de São Paulo, a Bibi reinaugurou a loja que está há 10 anos na cidade. Explorando o novo design, que alia tradição e modernidade, a nova estrutura da unidade proporciona entretenimento e diversão aos pequenos, como também facilidade e praticidade aos pais que visitam o local. Além da reformulação do ponto de venda, os consumidores Bibi contam com diversas opções de serviços que visam a multicanalidade, para atender as necessidades dos clientes, da forma como referirem, seja na loja física, no e-commerce, ao receber o produto em casa ou ao comprar pelo aplicativo exclusivo de vendas pelo smartphone.
Segundo a presidente da Bibi, Andrea Kohlrausch, se manter atualizada, mas sem perder o DNA da marca é primordial para cultivar a empresa na liderança do segmento calçadista infantil. “Para isso, sempre estamos atentos às movimentações do mercado e aos hábitos de consumo dos consumidores e crianças. Aliado a isso, investimento em inovação, não só em termos de estrutura de loja, como também em produtos, e isso nos impulsiona e permite o crescimento natural e sustentável da marca”, comenta a executiva.
A Calçados Bibi foi fundada em 1949, em Parobé, no Rio Grande do Sul. Atualmente, a marca possui duas plantas fabris localizadas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), mais de 150 unidades de franquias em operação no Brasil e em países da América Latina, além de um canal próprio de e-commerce e um aplicativo de vendas exclusivo para smartphones. A calçadista foi a primeira empresa do setor a ser certificada com Selo Diamante de Sustentabilidade, do programa Origem Sustentável. Para quem deseja se tornar um franqueado da rede, o investimento inicial é a partir de R$ 400 mil e capital de giro no valor de um estoque, com lucro médio mensal que varia de 12% a 15%, e prazo de retorno de 36 meses.