Com o arrefecimento da pandemia, os números da economia como um todo vem apresentando, mesmo que a passos curtos, sinais de recuperação. E isso é ainda mais visível quando o assunto é a construção civil. Após recordes de performance e vendas em 2021, ano em que obteve um faturamento superior a R$ 1,6 bilhão, a maior fabricante e comercializadora global de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) traz para 2022 algumas novidades. Além da inovadora Linha Cerâmica iGUi by Atlas – fruto de uma parceria exclusiva com a maior fabricante de cerâmica do País –, a marca vem reformulando o layout de suas lojas, apresentando um novo modelo: a iGUi Conceito. As novas lojas já estão presentes em outros polos importantes, como a capital paulista, Ribeirão Preto (SP) Catanduva (SP) e Votuporanga (SP), Fortaleza (CE) e Juazeiro do Norte (CE) é a vez de Vila Velha receber a primeira loja do Espírito Santo. Desta forma, em uma área de 523 metros quadrados, que demandou investimento de cerca de R$ 2 milhões, os clientes da região poderão conhecer, a partir do dia 6 de outubro, todo o portfólio premium da iGUi – incluindo as piscinas UNLIMITED – que conta com mais de 100 itens.
Severino Vicente Neto, mais conhecido na região como “Neto” e seu sócio, Ricardo Bogas da Silva, são os responsáveis por levar a nova loja para o estado. Ambos se conheceram na convenção da rede, que aconteceu em março deste ano, na cidade de Olímpia e, apesar do pouco tempo, já mostram não apenas uma sintonia, como também uma grande sinergia. A veia empreendedora de Neto, que já possuía uma loja da rede na Grande Vitória, vem sendo complementada pela visão de obra e planejamento do arquiteto Ricardo. E ambos não escondem as boas expectativas.
“Com esta nova loja, passamos por uma transformação total, não apenas no que se refere ao layout, como também em relação aos produtos oferecidos. Esta nova loja “caiu como uma luva” para ampliarmos o atendimento a um público que já se mostrava exigente, mas que não contava com uma loja à altura”, diz Severino. Quem também segue o mesmo raciocínio é Ricardo. “Acompanhei as obras da loja e pude perceber que esta será uma unidade-chave para o estado. Nossa expectativa está bastante alta e pretendemos buscar parcerias com construtoras e outras empresas do ramo. Já temos uma piscina vendida e há 10 orçamentos em andamento”, conta.
O principal responsável por juntar a dupla é o master franqueado de Campos dos Goytacazes (RJ), Azevedo Foss de Oliveira, cuja fábrica passou, recentemente por uma ampliação. Ele também não esconde a satisfação com a nova loja. “Esta é uma grande oportunidade para nos posicionarmos no estado do Espírito Santo com produtos à altura do seu público. Trazemos itens com alto valor agregado e que não eram tão valorizados assim por conta do ambiente que não era tão adequado. Mas, esta realidade já começa a mudar com esta loja-conceito, que promete ser um grande sucesso, já antevisto com a ampliação da nossa unidade fabril no interior do Rio de Janeiro”, revela.
Retomada de casa e construção traz números promissores
E as oportunidades citadas se traduzem em números, já que a região da Grande Vitória é composta por sete municípios e conta com uma população que ultrapassa os 2 milhões de habitantes. Quando o assunto são investimentos, os números se mostram promissores já que, recentemente, foram anunciados investimentos de mais de R$ 50 bilhões até 2026, sendo que a Grande Vitória deverá receber a maior parte, 44,25%.
Além disso, o segmento de construção civil voltou a crescer no estado, sendo que o Espírito Santo é o detentor do metro quadrado mais valorizado do país, com uma alta de 27%, ante 7% da média nacional. Outro índice que reforça este dado é o Fipezap – realizado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e a Zap Imóveis – apontou que Vitória tem o terceiro maior valor de metro quadrado das capitais, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Já Vila Velha é o município com o maior índice de valorização do país, desbancando campeãs recorrentes, como Itajaí e Balneário Camboriú.
Mas, não apenas isso. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontam que o segmento de Casa e Construção registrou faturamento, em termos percentuais, maior que a média nacional, 17,4% ante 24%. Em termos absolutos, no segundo trimestre de 2022, o faturamento foi de cerca de R$ 86,7 milhões ante cerca de R$ 60 milhões no mesmo período do ano anterior. Especificamente falando da capital, o faturamento do segmento no segundo trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior cresceu 34% – de R$ 198, 4 milhões para R$ 266,5. Já em Vila Velha percentual foi de 16%, passando de R$ 153 milhões para R$ 178 milhões.
“Para a abertura das lojas-conceito, temos, entre outros fatores, levado em consideração as condições econômicas locais e a região metropolitana da Grande Vitória apresenta todas as características que procuramos e que consideramos ideais. Estamos com grandes expectativas para esta unidade, visto que, recentemente, inauguramos uma fábrica no estado do Rio de Janeiro que atenderá esta e outras que pretendemos abrir no Espírito Santo”, diz a diretora-executiva da iGUi, Lilian Marques.
Até o final deste ano, serão inauguradas outras lojas-conceito em diversas cidades do País e planeja estendê-las a todas as lojas no Brasil e no mundo.