Foi uma longa caminhada após vários ajustes de restrição de circulação de pessoas em Manaus (AM), tendo o setor de restaurantes e bares fortemente afetados nessa pandemia. Porém, com o avanço da vacinação, esses lugares já começaram a ter as medidas flexibilizadas e com capacidade de mesas cheias 100%.
Proprietários desses estabelecimentos comemoram e sonham com o retorno do faturamento. Na luta para sobrevivência do negócio, o jeito é buscar novas estratégias para recuperar o fôlego, e um pouco do que foi perdido no setor.
O setor de alimentação fora do lar é fundamental no dia-a-dia do brasileiro e para a economia do país. Além de gerar milhões de empregos, em cerca de 1,4 milhão de negócios, corresponde a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com faturamento de R$ 176 bilhões, em 2018, segundo dados apontados pelo Sebrae.
Confiante com a retomada da economia local, Felipe Meciano, sócio-fundador da franquia Best Gourmet Club – um aplicativo de assinatura que dá acesso ao clube de descontos nos melhores restaurantes das cidades do Brasil – conta que a seleção dos restaurantes parceiros em Manaus já teve início. A expectativa é alcançar cerca de 70 estabelecimentos na capital amazonense, 49 deles já aderiram.
“Por conta da pandemia, e com os estabelecimentos fechados de forma presencial tivemos que colocar em standby as ações locais. Acredito que a cidade de Manaus foi talvez a mais afetada do Brasil, com decretos rigorosos para bares e restaurantes. Com a reabertura desses locais estamos muitos otimistas para o avanço dos negócios. Até porque, os donos de estabelecimentos de alimentação então em busca de inovações, tudo que possa chegar ao cliente de outras maneiras, com essa retomada da economia”, analisa Felipe.
A dinâmica é bem simples: ao comprar o passaporte no aplicativo da rede o cliente já se torna associado e vai a um dos estabelecimentos parceiros da sua cidade, pede um prato ou drink e recebe 100% de desconto no segundo pedido de igual ou menor valor. A economia pode se aproximar dos R$ 400 mensais, um verdadeiro prato cheio para quem consome e para a empresa, já que proporciona aumentar o seu ticket e também fidelizar o cliente.
Felipe ressalta que o objetivo principal é proporcionar ao cliente um verdadeiro tour na gastronomia de sua cidade, em points como bares, restaurantes e gelaterias, através de um preço acessível para se tornar associado.
Club de assinatura
Para desfrutar das vantagens que o negócio proporciona é necessário se tornar associado. Inclusive, já está liberado para assinatura ao pessoal de Manaus. E isso é muito simples e rápido! Basta baixar o aplicativo no celular, selecionar a cidade que optou por fazer a assinatura no ato do pagamento e escolher o restaurante participante. Há três tipos de planos para quem busca se tornar um assinante: anual (R$ 15,90 por mês), semestral (R$ 20,90 por mês), ou mensal (R$ 25,90).
Felipe ressalta que cada estabelecimento estipula algumas regras para uso, como por exemplo, dias da semana, promoções vigentes, entre outros.
Na palma da mão
Para quem se interessou pelo modelo de negócio do Best Gourmet Club saiba que ele atua exclusivamente home based, onde é necessário apenas um celular e um computador para operar a franquia, que inclusive permite atuar como uma renda extra.
O franqueado tem como papel principal mapear os melhores restaurantes da região de atuação e oferecer a parceria com o Best Gourmet. Assim, ele cadastra os parceiros no app, e começa a fazer ações de divulgação e venda, a franqueadora cuida do marketing e da atualização do aplicativo, além das campanhas de tráfego pago para vendas no digital.
O investimento inicial, incluindo taxa franquia, capital de giro e custos de implantação do negócio é de R$ 26.800,00 para cidades de até 100 mil habitantes. Há ainda opção de outros valores para cidades maiores. O faturamento médio estimado gira em torno de R$ 3 mil a 10 mil por mês, conforme o desempenho do franqueado.
Desde o ano passado no mercado de franchising, o Best Gourmet conta com 16 unidades em 9 estados brasileiros. São Mais de 30 mil assinaturas, e mais de 900 restaurantes parceiros atendidos.