Com projeto de dobrar o número de franquias até 2028, Aramis é destaque no Guia de Franquias

Palestra do CFO Fábio Davidovici sobre “Inovação em Expansão e ReBranding” na ABF Week e o prêmio “As Melhores Franquias 2024” ressaltam os bons resultados da companhia nos últimos anos

Franquia Aramis em Uberaba

A Aramis, marca de moda masculina consolidada há quase 30 anos no mercado do varejo brasileiro, se destacou no setor nesta última semana. Além de participar da ABF Franchising Expo 2024, com palestra do CFO Fábio Davidovici na ABF Week e stand no evento, a marca recebeu a cotação de três estrelas no prêmio “As Melhores Franquias 2024”, cuja avaliação é baseada nos quesitos qualidade da rede, desempenho da rede e satisfação do franqueado.

Não por acaso, a empresa se destacou no Guia de Franquias, guia anual da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios que foi publicado nesta quinta-feira, 26, e é referência para empreendedores que pretendem investir no franchising no Brasil.

A plataforma de franquias faz parte do modelo de negócios da Aramis desde 2003 e, hoje, a empresa conta com mais de 120 pontos de venda, dos quais 73 são franqueados. Apenas nos últimos 2 anos, foram abertas mais de 25 franquias da Aramis.

“Na Aramis, temos visto como a plataforma de franquias contribui tanto para o franqueado quanto para o impulsionamento da marca em si, que conquistou uma grande expansão a partir desse modelo de negócios”, explicou Fabio Davidovici, CFO da Aramis Inc. “Nossa projeção de crescimento é dobrar o número de franquias até 2028, atingindo entre 170 e 180 pontos de venda franqueados”.

Mercado de franquias

Segundo pesquisa realizada pela ABF, houve um crescimento de 13,8% do mercado de franquias em 2023 em comparação com o ano anterior. Esse desempenho se relaciona com a melhora do quadro macroeconômico, aprimoramento das melhores práticas e outros fatores, como o avanço da digitalização e da omnicanalidade.

A expansão do franchising vem gerando cada vez mais empregos diretos, com aumento de 7,1% entre 2023 e 2022. Para este ano, a Associação prevê a continuação do crescimento dos negócios no setor, projetando aumento de 10% de faturamento, de 5,5% das operações, de 5% das redes e de 5,5% no número de empregos diretos.

Os dados da ABF evidenciam não apenas a ampliação das franquias no Brasil, mas também a vontade de um número crescente de pessoas abrirem seu próprio negócio. A pesquisa da Associação mostra que 51 milhões de brasileiros têm o desejo de empreender nos próximos três anos e o franchising possui um papel importante na inclusão empreendedora por ser um modelo de negócios mais seguro e assertivo, podendo constituir a porta de entrada de muitas pessoas no mundo do empreendedorismo.

Franquias Aramis

Em 2023, a Aramis recebeu pela primeira vez o Selo de Excelência em Franchising pela ABF, o que representou uma grande conquista para a companhia. Mirando na expansão de sua rede de franquias, receber o prêmio As Melhores Franquias 2024 e participar da ABF Expo 2024 enfatizam esse movimento contínuo da marca em crescer junto a seus colaboradores.

Entre as vantagens proporcionadas a seus franqueados, a Aramis oferece suporte completo durante toda a jornada do consumidor e acesso à estrutura e conhecimento angariado pela empresa em seus quase 30 anos de atuação no varejo brasileiro, garantindo maior segurança para o empreendedor e minimizando os riscos do negócio.

Além disso, a empresa é responsável por todo o processo de validação da praça, do ponto de venda e, caso a loja seja em um shopping center, pela negociação com o centro comercial. O franqueado também recebe apoio com a supervisão comercial focada no atendimento e na rotina de operações, como recrutamento e seleção, análise de estoque e apoio de marketing, visual merchandising e planejamento, e programas de treinamento, que abrangem os produtos, técnicas de venda, gestão e outras habilidades necessárias pelo franqueado e sua equipe.

“Temos muito orgulho de estar construindo essa história junto com nossos parceiros e fazemos questão de apoiá-los na construção de seus negócios”, conta Roberto Braga, Gerente Nacional de Franquias. “Todo o suporte oferecido para nossos franqueados tem o objetivo não apenas de garantir a excelência dos nossos pontos de venda e a qualidade Aramis de atendimento, mas também de contribuir para que seus empreendimentos prosperem”.

Uma franquia Aramis exige investimento inicial de aproximadamente R$ 1,3 milhões, que inclui realização das obras, enxoval de peças e o capital de giro necessário para dar início ao negócio, com payback estimado de 36 a 48 meses. Entre os requisitos para instalação do ponto de venda, estão o espaço mínimo de 100m² e fachada de pelo menos 8 metros de largura.