Uma pesquisa da Kantar Worldpanel apontou que o consumo de cerveja apresentou crescimento no último ano no Brasil. Em 2016, a bebida era consumida em 62,3% dos lares, percentual que subiu para 62,7% em 2017 e para 63,4% em 2018.
O estudo ainda revelou que é longe de casa que ocorre a maior parte do consumo: 64% do volume total de cerveja é consumido fora do lar e que o que mais pesa na escolha do produto é a busca por sabor (62%).
Já em um levantamento feito pela Mintel, divulgado em novembro de 2018, apontou que consumidor de cerveja prefere qualidade a quantidade, sendo que 57% dos brasileiros afirmaram preferir beber pequenas quantidades de cerveja mais cara a grandes quantidades de cerveja de menor custo.
Dados como estes impulsionam o setor cervejeiro, um dos mais tradicionais do Brasil. A expansão da cerveja artesanal é prova disso. O país fechou o ano de 2018 com 889 cervejarias em operação. Nessa soma estão apenas as que têm fabricação própria, portanto se somadas às ciganas (que usam instalações de terceiros) a quantidade é bem maior. Estes números fazem parte do Anuário da Cerveja no Brasil 2018, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As oportunidades dentro do mercado cervejeiro são inúmeras. De olho neste potencial e confiante no projeto desenvolvido, a Dogma, uma das mais expressivas cervejarias do país, apresenta seu modelo de franquia, a fim de alavancar o consumo de cervejas altamente lupuladas e disseminar sua marca por todo o Brasil.
Os clientes que frequentarem o tasting room da franquia da Cervejaria Dogma sempre encontrarão qualidade, atendimento simpático e cervejas cheias de personalidade. Com o objetivo de proporcionar constantemente o novo, este modelo de negócio promete surpreender com um portfólio que se divide entre o fixo e o mutável.
A marca
A Dogma veio para ficar e expandir seu sucesso. Quando a empresa ingressou no mercado, logo no primeiro ano foi eleita a melhor cervejaria do país pelo portal Ratebeer, mundialmente conhecido como uma das principais plataformas sobre o assunto. A partir dali, recebeu mais dois títulos, sendo por três anos (2015, 2017 e 2018) a melhor cervejaria.
A empresa surgiu em 2015 e foi fundada por três amigos, que já tinham suas próprias marcas de cerveja, mas decidiram se juntar e criar uma só: Leonardo Satt (Prima Satt), Luciano Silva (Noturna) e Bruno Moreno (Serra de Três Pontas). A Dogma é resultado de um intercâmbio de conhecimentos desses três cervejeiros consagrados do mercado brasileiro.
Hoje, a marca possui mais de 150 rótulos que vão desde cervejas envelhecidas em barris de vinho até ingredientes como cacau, manga, café, baunilha e tangerina. As embalagens com ilustrações que beiram o lúdico, assim como seus nomes, conquistaram rapidamente a atenção do mercado, tanto que em 2017 eles decidiram abrir o seu próprio bar na região da Santa Cecília. “Em um ano com o tasting room conseguimos faturar mais de R$1 milhão. Nossa capacidade instalada é de 3.500 litros e o faturamento é de R$180 mil por mês”, conta Leonardo Satt.
A paixão dos brasileiros por cervejas lupuladas ou com receitas especiais tem crescido cada vez mais, o que deu força à ideia de expansão dos empresários. Além disso, a bem sucedida experiência fez com que a Dogma desse um grande passo em 2019 e transformasse o tasting room em uma rede de franquias.
“Muitas pessoas de várias regiões do país questionavam se tínhamos bares próprios em outros endereços, por isso sentimos que era o momento de nos lançarmos no franchising”, ressalta Bruno Moreno. No total, a marca investiu R$1,5 milhão para dar o pontapé inicial.
Além de uma geladeira repleta dos rótulos da marca, a proposta é replicar o projeto de um bar amplo e intimista, no qual o balcão é um destaque a parte, sendo o ambiente ideal para curtir as cervejas. A franquia nasce para apresentar um estilo de beber despretensioso, sem muitas formalidades, ideal para ir sozinho, a dois ou com a turma toda. É um modelo de negócio totalmente diferenciado, onde o simples e o descomplicado se sobressaem.
As torneiras engatadas terão menu mutável, já que faz parte da essência da marca criar novas receitas a todo momento. Serão comercializadas em copos de 180ml, 350ml e 510ml e os valores irão variar de acordo com o estilo do chope escolhido. A água mineral não terá custo.
A marca espera inaugurar duas franquias em seu primeiro ano e mais seis até o final de 2020.
“O franqueado terá condições comerciais de compra com um valor abaixo do mercado e auxílio nas ações de marketing”, explica Luciano Silva.
Juntamente com os acessórios, muito procurados pelos conhecedores e entusiastas da Dogma, a franquia também irá introduzir em seu menu comidas elaboradas e desenvolvidas exclusivamente pela marca. Também é possível realizar parcerias com food trucks, desde que fique clara a separação dos negócios.
A franquia, que vem para surpreender e gerar experiências etílicas e comportamentais únicas, contou com a Cherto, consultoria em franquias, formatação e expansão de negócios, que planejou e estruturou o modelo de negócio.
“Foi um prazer e uma honra para a equipe da Cherto trabalhar com a Dogma nesse projeto de desenvolvimento de rede de franquias e que envolve um segmento que vem crescendo cada vez mais: o de cervejas artesanais de alta qualidade”, declara Fernando Campora, Sócio-Conselheiro da Cherto.