Com perfil empreendedor, Geração Y representa potencial para franquias

Muitos empresários investem no franchising pela segurança. Ou seja, acreditam que por ser algo já testado no mercado as chances de dar errado é menor. Teoria correta? Mais ou menos! As franquias funcionam como um casamento: é preciso dedicação de ambas as partes. As marcas oferecem suporte e respaldo, mas o franqueado também precisa se dedicar ao negócio.

A junção é a receita mais próxima do sucesso. Os números fortalecem a questão. Segundo dados da ABF, Associação Brasileira de Franchising, a taxa de mortalidade média das pequenas empresas no Brasil é de 85% nos primeiros 60 meses, já as franquias o equivalente a 4,3%.

Entre os variados perfis de investidores, diretores encontram uma boa desenvoltura nos jovens. Referência que se enquadra ainda na Geração Y. Pessoas nascidas de 1980 a 1990 – em plena era tecnológica – e que, segundo especialistas, apresentam grande desenvoltura, proatividade e força de vontade para correr atrás dos objetivos. São inquietos, querem crescer rápido na carreira, são especialistas em lidar com tecnologia, usam mídias sociais com facilidade, sabem trabalhar em rede e estão sempre conectados. Características que facilitam ainda mais o desenvolvimento do negócio próprio.

“Esse público, em específico, busca por oportunidades que dependam de suas ações para o crescimento e enxerga na chance de ter o próprio negócio o passo necessário para a conquista de sua independência financeira. Geralmente aposta em algo mais dinâmico por ser mais ativo”, traça o perfil, Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem.

A franquia especializada em serviços turísticos atua no mercado com três tipos de modalidades: Home Office, Loja e Quiosque. Entre eles, o Home Office vem fazendo sucesso sobre do grupo citado acima. Mol justifica essa procura: “Além do respaldo que oferecemos, o valor de investimento (a partir R$3 mil) é mais acessível que uma estrutura pré-moldada, e as atividades podem ser iniciadas de forma mais rápida, segura e eficiente. A possibilidade desse investidor fazer seus próprios horários, é visualizado por eles como um diferencial muito positivo”, explicou Mol.

Demanda crescente por jovens

A marca possui 500 unidades espalhadas por todo o Brasil, atualmente 60% correspondem a investidores da Geração Y – número de interessados que vem aumentando consideravelmente a cada ano. Henrique conta que eles estão atentos ao mercado e não querem desperdiçar dinheiro com modelos ultrapassados. “E justamente por isso, estão sempre ligados às novas tecnologias. E nós fazemos um esforço para nos atualizarmos constantemente e corresponder a essa realidade”, explicou.

O diretor ressalta ainda que a boa ganância desses franqueados faz com que muitos se desenvolvam dentro no segmento. “Eles investem no modelo de Home Office e após algum tempo de trabalho, ampliam para as modalidades físicas da franquia. Eles sabem da necessidade de ir além e abrir as portas, criar oportunidades e fazer acontecer. E o mercado de turismo, por crescer muito, possibilita essa oportunidade”, falou Henrique.

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