Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias de Limpeza e Conservação está entre os que mais cresceram em 2025, com um faturamento de R$596 MM apenas no primeiro trimestre, registrando alta de 16,3% em relação ao mesmo período no ano passado.
Atenta ao bom momento do setor, a Selava Lavanderia, que está prestes a completar 40 anos no mercado, já soma mais de 50 unidades do seu modelo de franquia de lavanderias de autosserviço, a Selava Express. A rede pretende aproveitar o cenário de crescimento para fechar o ano com 70 unidades em operação.
Com apenas três anos no mercado de franchising, a Selava Express já está presente em 16 estados do país, e conta com 59 unidades em funcionamento, sendo 7 lojas próprias no Maranhão, berço da marca, consolidando-se como uma das principais referências em lavanderias no Brasil.
A empresa familiar já está na terceira geração e vem apostando em novos projetos tecnológicos e soluções práticas para inovar no setor. “Lavar roupa é uma necessidade constante. Seja em casa ou durante uma viagem, essa é uma atividade que está presente na vida de todos. Por isso, estamos inseridos na rotina da sociedade, oferecendo um serviço ágil e acessível. Para a expansão da nossa marca, estamos investindo na modernização dos equipamentos e na implantação de novos processos, sempre com foco na experiência do cliente e na eficiência operacional”, destaca Márcia Marques, CEO da Selava.
A rede possui dois modelos de negócios, divididos entre lojas físicas e container. O investimento inicial varia de acordo com a quantidade de lavadoras e secadoras conjugadas, chamadas de Stacks, instaladas em cada unidade.
Modelo de loja física com 3 Stacks: a partir de R$219 mil à vista e R$175 mil com consórcio; Modelo com 2 Stacks: a partir de R$183 mil à vista e R$153 mil com consórcio. Modelo de loja em container com 3 Stacks: a partir de R$245 mil à vista e R$196 mil com consórcio; Modelo com 2 Stacks: a partir de R$205 mil à vista e R$177 mil com consórcio.






