Com o mercado em crescimento, franquia de decoração é opção para quem quer fugir do óbvio

O Brasil é o terceiro país que mais cresce no mercado de franquias no mundo. Relatório do Sebrae, aponta que quase 90% das franquias iniciadas aqui obtém sucesso.

Segundo relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2014, no Brasil, o setor fechou o ano com faturamento de R$ 127,4 bilhões, totalizando 2.942 empresas franqueadoras.

No país, as opções mais procuradas são nas áreas de alimentação, vestuário e beleza. No entanto, outros mercados estão em expansão e são boas opções para quem quer investir em uma franquia.

O mercado de decoração, por exemplo, está em franco crescimento, impulsionado principalmente pelo bom desempenho da construção civil e do setor imobiliário.

De acordo com a Associação Brasileira de Designer de Interiores (ABD), o setor teve um crescimento de quase 500% nos últimos dez anos.

Ciente do bom momento no mercado, a rede Moldura Minuto, especializada em emolduramento, quadros e decoração de alto padrão, vê em 2015 um bom momento para expansão.  Em um segmento fragmentado por definição, a rede oferece três modelos de negócio para seus franqueados:

Loja de shopping

Concentra versatilidade e dinamismo em um ambiente mais compacto. É projetada para atender a grande demanda, típica do centro de compras.

A metragem varia entre 35 e 45m² e a equipe necessária para este modelo de negócios é um gestor e 4 colaboradores. O investimento inicial é de R$ 250.000,00.

Loja de Rua

Neste modelo de negócio, o foco é o conceito em decoração.  Especialistas oferecem consultoria aos clientes e o público frequente é formado por apreciadores de arte.

Para esta opção a metragem é entre 60 e 90m² e a equipe necessária consiste em um gestor e 3 colabores. O investimento inicial é de R$ 180.000,00.

Espaço Moldura Minuto

Os espaços Moldura Minuto glamorizam a decoração e são epicentros artísticos, frequentados por decoradores e arquitetos. O franqueado que opta por este modelo terá um negócio voltado para decoração de alto padrão. Esses espaços contam com esculturas, obras assinadas e diversas exposições.

A metragem necessária é de 100m² e a equipe é constituída por um gestor e 8 colaboradores. O investimento inicial é de R$ 250.000,00.

Loja Exclusive

Voltado para o franqueado que já possui duas lojas ou mais, este conceito de negócio atua como ponto de capacitação de quadros. Ao contrário dos demais, nestes espaços não há linha de produção.

As lojas Exclusive possuem uma metragem entre 30 e 45 m² e para a equipe é necessário o gestor e um vendedor.  O investimento inicial é de R$ 130.000,00.

Com mais de 15 anos de mercado e 72 unidades abertas em todo o país, a Moldura Minuto é pioneira no setor decorativo, por conta do desenvolvimento de técnicas inovadoras que possibilitam o serviço de emolduramento ser feito em menos de uma hora.

Com um público predominante de classes A e B, a rede é referência no segmento.

Para Ana Pereira, analista de expansão da rede, o ponto forte da franquia é, principalmente, unir o gosto por decoração com um negócio altamente rentável: “A MM trabalha com todo um conceito decorativo. Seus modelos de negócio unem a paixão por decoração com a rentabilidade necessária para um empreendimento de sucesso”, diz.

Em 2015, a expectativa da rede é de inaugurar 15 novas unidades.

Raio-X da franquia Moldura Minuto

Investimento inicial: de R$ 180 mil a R$ 250 mil
Taxa de franquia: de R$ 38 mil
Capital de giro: de R$ 15 mil  a R$ 30 mil
Área para o ponto: Mínimo 30 m2
Número de funcionários por unidade: De 02 (lojas de rua) a 04 (lojas de shopping)
Faturamento bruto mensal (estimado): R$ 50 mil
Faturamento líquido: em média 30%
Royalties: 5% ou tabela mínima
Taxa de publicidade: 2%
Lucratividade média sobre o faturamento: 30%
Prazo de retorno do investimento: 24 meses
Prazo de contrato de franquia: cinco anos
Para saber mais, acesse: http://www.molduraminuto.com.br/ 

Renata Souza – Lucky Assessoria

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!