Com o aumento da terceira idade, empresas investem em serviços diferenciados para conquistar o idoso

A cada ano cresce o número de pessoas que atingem a terceira idade no Brasil. No último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi constatado que existem mais de 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no país. De acordo com uma pesquisa do jornal inglês International Journal of Epidemiology, o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e a cada ano esse processo se torna maior, principalmente nos países em desenvolvimento, podendo ocorrer um aumento de até 300% no número de pessoas idosas, especialmente na América Latina.

Para as empresas, surge assim um novo público e uma possibilidade de expandir os negócios. Além de formar hoje 14% da população brasileira, que deve chegar a 30 milhões até 2020, o poder de compra de pessoas com mais de 60 anos é promissora, e alcança R$ 2,4 bilhões ao ano, já que 70% do orçamento é gasto com saúde, conforto e alimentação.

É nesta fase da vida que surgem alguns problemas de saúde relacionados à idade. O Estúdio Miosótis – Expressões do Corpo criou uma aula exclusiva, chamada “Oficina da Memória”, onde realizam atividades que visam prevenir o declínio das funções mentais e os efeitos do Alzheimer, não só as lembranças passadas, mas também a memória corporal, promovendo um bem-estar físico e mental. Como benefícios, podemos citar o aumenta da coordenação motora, da concentração, socialização e aprendizado, além de ampliar o uso da memória, promover o alongamento muscular e articular e prevenir fraturas osteoporóticas.

A Maria Brasileira – rede de franquias especializada na prestação de serviços voltados à limpeza, conservação e cuidados domésticos e comerciais também trabalha para o consumidor idoso e oferece o serviço de cuidadores de idosos, para atendimento avulso ou permanente. A ideia é garantir um serviço de qualidade, para este mercado crescente, por meio de profissionais capacitados para o aumento da demanda.

A tecnologia faz parte da vida de quem está na terceira idade. Segundo uma pesquisa da Telehelp, 66% dos idosos brasileiros afirmaram usar regularmente a internet e 45% realizam compras online regularmente. Pensando nisso, o CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), rede de cursos profissionalizantes, criou o “Melhor Idade online” focado neste público mais experiente. O curso utiliza uma didática diferenciada que se preocupa em desenvolver o aprendizado em informática de acordo com o ritmo do aluno, a fim de proporcionar a oportunidade de todos acompanharem o raciocínio do professor, entenderem como se opera um computador e ainda conseguirem utilizar recursos essenciais atualmente como a internet, redes sociais e o sistema Windows.

Na Sigbol Fashion, que atua na comercialização de cursos de moda, 10% dos alunos tem 60 anos ou mais. Deste total, 49% faz o curso de corte e costura básico sob medida, que desenvolve a modelagem por meio de um método personalizado, onde o aluno aprende a manusear máquinas de costura doméstica, industrial reta e overloque. Muitos deles já são aposentados, mas trabalham para complementar a renda. Outros optam por continuar no mercado de trabalho com o intuito de se manterem ativos.

Economidia

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito