Seguro, apaixonante e acolhedor: são esses os três adjetivos usados por Fabrício Silva dos Santos, fluminense de 46 anos, para falar sobre como é empreender na Euro Colchões. O empresário decidiu não seguir carreira nos cursos que realizou, de Ciências da Computação e Logística, para ir atrás de seus sonhos e abrir sua primeira franquia de colchões na cidade de Itaipava (RJ). Hoje, Fabrício possui oito unidades da rede e celebra a abertura de seu mais novo empreendimento em Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro.
Antes de iniciar esse novo passo na carreira com a franquia da Euro Colchões, Fabrício atuava no ramo de petróleo e gás na cidade de Macaé. No local em que trabalhava, havia um centro de treinamento offshore, ou seja, empresas e sociedades que atuam no exterior com benefícios fiscais, confidencialidade de investidores e maior proteção aos dados.
Nessa época, o contato com seu amigo de mais de 30 anos, Alexandre Quintanilha, que também é franqueado da Euro, despertou em Fabrício a vontade de empreender. “Fiquei encantado com a estrutura da empresa. Observando o baixo risco que o empreendimento oferece, abri minha primeira franquia em Itaipava. Depois, adquiri mais uma unidade em Teresópolis e uma em Niterói. As duas lojas em São José dos Campos e minha unidade em Resende vieram depois, assim como a de Petrópolis e, por último, Friburgo“, afirma o franqueado.
Mesmo com o período de crise econômica durante a pandemia dos últimos anos, o empresário viu a oportunidade de expandir seus horizontes e fazer a cobertura de toda a região Serrana do Rio de Janeiro, apostando na retomada da economia. Sendo assim, fez diversos investimentos e espalhou suas unidades pelas cidades de Teresópolis, Petrópolis e Friburgo.
A ideia do empreendedorismo
A relação de Fabrício e seu sócio no mundo dos negócios começou com um desafio. “Antes de iniciarmos uma sociedade, o Alexandre me disse para abrir minha própria franquia para sentir como funcionaria o negócio. Tive uma ótima experiência. Já na segunda loja, abrimos juntos e estamos até hoje nessa parceria, crescendo e buscando expandir ainda mais”.
De acordo com o franqueado, todas as sete lojas que possuem juntos foram abertas durante o período da pandemia. “Após a unidade em Itaipava, analisamos todo o suporte e apoio oferecidos pela Euro Colchões e resolvemos abrir novos espaços. Inclusive, vimos na crise a oportunidade de comprar unidades que já existiam e estavam nas mãos de outros franqueados ou da própria Euro. Não me arrependo de ter investido nesse novo ramo”.
Hoje o empreendedor em massa aperfeiçoa seus conhecimentos em uma pós-graduação de Gestão Empresarial para continuar ampliando sua presença no mercado. Fabrício declara que a Euro Colchões é uma empresa sólida que atua em parceria com seus franqueados, o que dá maior segurança no investimento e faz com que os riscos sejam baixos.
“A experiência que eu tenho com a Euro é maravilhosa. Conheci a fábrica e me encantei com o trabalho deles. É uma empresa muito sólida no mercado de colchões, que apoia o franqueado, dando todo o suporte necessário”, afirma o empreendedor.
Planos para o futuro
Com as oito franquias espalhadas pelo eixo Rio-São Pauo ele afirma que, em média, consegue um faturamento mensal de R$150 mil por loja. “Assim, minha expectativa para 2022 com as oito lojas é arrecadar cerca de R$14,4 milhões”, declara Fabrício.
Segundo o empreendedor em série, com o aquecimento do mercado e o retorno das atividades comerciais após as vacinações, seu desejo é aumentar ainda mais o número de franquias pelo país e prosperar nesse nicho com a Euro Colchões. “A previsão que estipulamos é um aumento entre 10% e 20% no faturamento total das lojas“, encerra.