Com modelo de negócio divertido e inovador, Bibi visa ampliar a presença no Brasil durante a ABF Franchising Expo

Rede busca franqueados alinhados ao seu propósito e às ações promovidas pela marca.

Com 75 anos de história, duas plantas fabris e 150 operações, sendo que mais de 130 são localizadas no Brasil, a Calçados Bibi, rede de franquias de calçados infantis e especialista em pés de crianças, desembarca em São Paulo para participar da ABF Expo Franchising 2024. Para o evento, a marca reconhecida pela tradição e credibilidade, evidencia a experiência de negócio divertida e inovadora. Com o projeto pensado em proporcionar um ambiente encantador para as crianças e uma jornada facilitada para os pais, a marca visa ampliar ainda mais a presença em território brasileiro e no exterior, em países da Europa e da América Latina. A expectativa é expandir em mais 10 novas lojas nacionais e outras 10 internacionais. Tendo as vendas digitais como uma frente de atuação, a Bibi consegue oferecer diversas possibilidades aos clientes que desejam comprar calçados para crianças de 0 a 9 anos, seja por meio do e-commerce, no aplicativo de smartphone, nos pontos de venda físicos ou até mesmo pelo serviço de delivery.

Com sede em Parobé, no Rio Grande do Sul, a marca foi pioneira na fabricação de calçados infantis. Em 2008, a Bibi analisou que era o momento de ingressar no mercado de Franchising, expandindo inicialmente por diferentes estados brasileiros para, em seguida, entrar no mercado internacional. Hoje, a rede é referência no varejo e no mercado calçadista. Tendo a inovação em seu DNA, desde 2016 a empresa vem apostando em projetos que englobam a transformação digital, pensando em atender as necessidades dos clientes, além de proporcionar ganhos aos franqueados. Para isso, criou serviços como Prateleira Infinita, clique e retire, Bibi em Casa, Entrega Expressa e o aplicativo de compras exclusivo.

“Sabemos da importância em investir na experiência dos pequenos e de uma compra fluida. Dentre os projetos que chamam atenção estão o retrofit das lojas, com um conceito focado na experiência, espaço para ter uma imersão dentro do universo Bibi, com nosso famoso Rollerzão instagramável, e partes do piso que reproduzem o conforto dos produtos da marca. Também há atividades interativas para os pequenos, como um painel de pinos, pula-pula, entrega de balões e tatuagens exclusivas. Além disso, estamos sempre em busca de melhorias para o portfólio de serviços. Foi desta forma que enxergamos vantagens na integração do físico com o digital, promovendo cada vez mais a omnicanalidade. Já do ponto de vista da franqueadora, continuamos o plano de expansão visando diferentes mercados. Para este ano, nosso objetivo é aumentar a capilaridade em cidades como São Paulo capital, Rio de Janeiro capital, Manaus, Blumenau, Vitória, Ribeirão Preto e Rio Branco”, revela a diretora de Marca e Varejo da Bibi, Camila Kohlrausch.

Outra novidade apresentada pela empresa em janeiro deste ano, foi o aplicativo de vendas exclusivo da marca. “Esta decisão estratégica reflete a nossa compreensão sobre a crescente importância dos dispositivos móveis no cenário do comércio eletrônico. Considerando que mais de 80% das vendas online da Bibi são provenientes de smartphones, a escolha de implementar um aplicativo para a venda dos produtos da marca visa aprimorar a experiência do usuário nesses dispositivos. Além disso, levamos em conta que 30% das vendas online são faturadas pelos franqueados da rede, por meio de diferentes frentes, como Prateleira Infinita, Ship from Store e venda link”, explica Camila Kohlrausch.

A Bibi também é reconhecida por atuar fortemente em projetos sustentáveis, por meio de ações norteadas pelos princípios de ESG. Assim, a rede gaúcha estabeleceu compromissos que irá desenvolver até o ano de 2030. Por exportar para mais de 60 países e ter uma grande preocupação com a saúde e bem-estar das crianças, ao longo dos anos a empresa desenvolveu uma cadeia produtiva com fornecedores que disponibilizam apenas matéria-prima não tóxica para a confecção dos calçados e acessórios, seguindo os mais exigentes padrões internacionais. A calçadista também utiliza energia elétrica limpa, oriunda de fontes sustentáveis, nas duas fábricas da marca, em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA). Já os resíduos industriais são reciclados ou coprocessados, não sendo enviados aos aterros sanitários. Até 2025, a marca busca reduzir em até 20% a geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e nas operações industriais.

A Calçados Bibi foi fundada em 1949, em Parobé, no Rio Grande do Sul, com o propósito de fazer o bem, para gerar boas lembranças. A marca foi a primeira empresa do setor a ser certificada com Selo Diamante de Sustentabilidade, do programa Origem Sustentável. Para quem deseja se tornar um franqueado da rede, o investimento inicial é a partir de R$ 400 mil, que inclui taxa de franquia, mobiliário, iluminação, obra civil, sistema, equipamentos, com lucro médio mensal que varia de 12% a 15%, e prazo de retorno de 36 meses.