Criada em 2012, em Birigui (interior de São Paulo), a Via Certa é uma franquia especializada em educação profissionalizante. Conduzida pelos sócios, Décio Marchi Junior, Jilo Shimada, e André Marchi de Oliveira, a marca já nasceu com o pé no franchising.
“Eu e o Jilo éramos franqueados há mais de 20 anos de uma empresa, na qual, após uma mudança de direção, deixou a desejar em respaldo e know-how, e acabou perdendo a sua essência. Estávamos muito insatisfeitos, e então resolvemos nos unir e criamos a nossa própria marca: a Via Certa. Em pouco tempo convidamos o André para fazer parte do time e com união da expertise de nós três, demos início ao negócio”, explica Décio, presidente da rede.
Foram dois anos desenvolvendo a marca. O período deu vida aos produtos, metodologia, manuais, sistema de gestão, padronização do sistema de ensino, entre muitos outros detalhes, que são sucesso no mercado hoje. Logo, em 2014, a primeira unidade surgiu, e pouco a pouco a marca foi conquistando seu espaço; atualmente são cerca de 30 unidades espalhadas pelo Brasil.
Sistema de ensino
A Via Certa oferece mais de 30 opções de cursos nas áreas de Administração e Negócios, Indústria e Energia, Informática, Línguas, Preparatório, Saúde, Beleza e Estética. Décio ressalta que dentro de cada área os cursos estão sempre sendo atualizados, e conforme a demanda dos franqueados, tantos outros são criados. Neste ultimo caso, “Analisamos a aceitação pelo mercado e se viável, o mesmo é desenvolvido e testado em uma unidade piloto para depois fazer parte do nosso portfólio, que fica à disposição de toda a rede”, explica.
Com uma metodologia diferenciada, a Via Certa conta com um sistema de ensino híbrido que mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma online – em que apresenta uma série de lições e explicações, e com especialistas da área. Além disso, os cursos acompanham as características de cada aluno, o preparando para aproveitar totalmente o seu aprendizado através de um ensino individualizado, conforme o seu ritmo.
“Essa metodologia permite que o franqueado não necessite esperar a formação de turma para colocar o aluno em sala de aula, e ao mesmo tempo também não desmotiva o aluno somente com aulas individuais, ele tem o momento em que pode interagir com a turma em aulas vivenciais e prática aquilo que aprendeu na plataforma”, explica o presidente.
Modelo de negócio
Com foco em cidades acima de 20 mil habitantes, a franquia oferece três modelos de negócio que variam conforme o número da população: O modelo de negócio “Pequeno Porte” é oferecido para cidades de até 20 mil habitantes, e tem o investimento inicial de R$130.573. Já a modalidade “Médio Porte”, é destinada à municípios com até 50 mil pessoas, e tem o investimento inicial de R$151.125. Por fim, há a modalidade “Grande Porte”, na qual abrange cidades acima de 100 mil pessoas e exige investimento de R$190.624. Os valores de faturamento são de: R$40 mil, R$70.800 e R$94.750, respectivamente.
Entre as principais facilidades e benefícios oferecidos ao franqueado, André Marchi, o diretor de operações, assegura oferecer toda assessoria e suporte necessário para implantar e operar a franquia, porém alerta dizendo que o franqueado precisa estar ciente de que todos os processos devem ser seguidos à risca para garantir a padronização da marca e também a alta performance da unidade.
Para ser um franqueado, André ressalta que duas características são necessárias: ter perfil comercial e noções básicas como gestor. E explica que o processo de seleção é simples: “Nós fazemos uma entrevista inicial e depois avaliamos perfil do investidor, caso aprovado pela diretoria, ele dá início às atividades”, orienta.
Foco na expansão
Com o desejo de expandir ainda mais pelo país, a Via Certa já traçou seu plano de expansão até para 2020. Segundo Jilo, diretor de expansão, a expectativa é de que a rede termine 2019 com 50 unidades vendidas e para 2020, a promessa é de atingir 100 unidades em operação.
Para isso, Jilo já mapeou os locais de maior interesse para a Via Certa. “Estado de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, estão no nosso foco. Mas claro, se surgir candidatos em outros Estados não iremos descartar a oportunidade”, conta.
Ações de reforço
Para concretizar o plano, o responsável pela expansão revela que algumas ações já estão sendo colocadas em práticas. “Estamos criando novos mecanismos de treinamento e suporte, com utilização da tecnologia, para que independente do local onde o franqueado estiver ele tenha o melhor suporte e acompanhamento. Fora isso, estamos buscando FDA’s em todo o território nacional para centralizar a expansão e principalmente para que o atendimento ao franqueado seja mais próximo e tenha essa questão mais humanizada; entendemos a importância do olho no olho”, relata..
Líder de mercado em 80% das cidades em que atua, a meta da Via Certa sempre foi ter a liderança absoluta em todas as cidades. “Em relação ao cenário nacional a posição é mais discreta, o que fortalece a nossa ideia de crescimento por FDA para ter a liderança de mercado até 2025 no indicador de número de alunos matriculados na rede”, finaliza.