Diversos segmentos foram impactados desde o surgimento da pandemia do coronavírus, entre eles, o mercado de piscinas. Esse setor já vinha mantendo índices altos nos últimos anos, porém, com o isolamento social o entretenimento e lazer ganhou um novo formato.
Com o clima quente, o brasileiro buscou alternativas para enfrentar os dias de temperaturas altas e fugir da aglomeração, como as praias.
A Solário Piscinas comemora esse avanço do mercado. Somente entre 2020 e 2021 o negócio teve um crescimento exponencial. As vendas dos produtos saltaram 120% a mais, tornando o período um dos melhores para a marca, que está no mercado há mais de 30 anos.
“Apesar de todos os medos e incertezas que surgiram no início da pandemia, as vendas cresceram, surpreendendo até mesmo os gestores que estão há anos nesse mercado”, enfatiza Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário.
Mercado em ascensão
Segundo dados da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP), o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial do mercado de piscinas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. São Paulo e Rio de Janeiro lideram entre os estados com maior procura.
Ainda segundo a Associação, o Brasil corresponde por 3,8 milhões de unidades, além de movimentar cerca de R$ 12 bilhões por ano. Com o mercado aquecido e expansão, o setor registrou um crescimento médio de 18,7% entre os anos de 2020 e 2021.
Item de luxo
Há muito tempo ter piscina em casa deixou de ser artigo de luxo. Clima quente e seco, tem favorecido a busca por piscinas de diversos tamanhos.
“Na pandemia, ficando mais tempo em casa, os brasileiros sentiram a necessidade de melhorar seus imóveis. Inclusive, ter uma piscina em casa valoriza ainda mais o imóvel. Sentimos esse reflexo significativo não somente com a instalação de piscinas, mas com outras peças também como spas”, avalia o diretor executivo da Solário.
Felipe dá alguns exemplos sobre valores. Para instalar uma piscina de fibra de 6 metros por 2,60 metros fica em torno de R$12.500. Já para garantir a diversão e segurança da garotada há piscinas a partir de 1.400 litros no valor médio a partir de R$ 2 mil.
32 anos de mercado
A Solário trabalha com diversos modelos e tamanhos de piscinas e dá uma garantia de até 10 anos na estrutura. A expectativa, segundo o diretor, é encerrar o ano com aumento de 20% nas vendas, em comparação com o ano passado.
A marca fabrica piscinas desde 1990, e hoje soma 61 lojas espalhadas pela região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil.