As mudanças nos hábitos de consumo exigem cada vez mais agilidade e inovação das marcas para sustentar os diferentes modelos de negócio, e no caso de franquias não é diferente. O Boticário traz a rede social local como estratégia de comunicação descentralizada e regionalizada, criando mais um espaço para o consumidor acessar, conversar e se conectar com a marca de forma orgânica.
Até o momento, o Boticário já contabiliza mais de 1,6 mil páginas de suas franquias nas redes sociais, com aproximadamente 90% delas com pelo menos uma página ativa. Somadas, as páginas de Instagram totalizam mais de 3 milhões de seguidores e já realizaram mais de 360 milhões de impactos desde o lançamento, trazendo os mais diversos conteúdos: lançamentos, dicas de uso, promoções, além de conteúdos específicos para cada região. “Pela grande extensão territorial do Brasil, essa descentralização se faz ainda mais necessária, permitindo que cada franquia adapte sua página de acordo com a necessidade do consumidor de cada lugar”, diz Rafael Marconi, Diretor de Franquias do Grupo Boticário.
Com a iniciativa, o Boticário pretende se tornar o maior e mais relevante hub de perfis digitais de beleza de todo o Brasil. Hoje, o Grupo Boticário tem aproximadamente 500 franqueados e mais de 30 mil pessoas na força de vendas. Para Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Franquias no Grupo Boticário, “a comunicação descentralizada é essencial para levarmos nossa marca para todos os cantos do Brasil, mas exige cuidado e responsabilidade. Por isso, nossas páginas são padronizadas e monitoradas, principalmente pensando na segurança do consumidor final. Sabemos da possibilidade de fraude e, por isso, acompanhamos a web para mitigarmos qualquer risco para o nosso consumidor”.
Mais do que apenas comunicação, o Boticário enxerga as redes sociais do franqueado como alavanca de negócio, acelerando a regionalização da marca e também impulsionando vendas digitais. “Além de representar nossa loja no meio digital, é um canal que potencializa a atração de novos consumidores e fortalece o relacionamento com nossos clientes atuais, dado que conseguimos trazer essa especificidade da linguagem de cada região. O consumidor está mais digital e busca conexão e conveniência nas compras online; por isso nosso papel é oferecer mais um canal, principalmente quando olhamos para live commerce e social selling. A live tem se tornado uma importante frente de vendas, dado que combina conteúdo com atendimento humanizado e interativo no ambiente digital.” reforça Marconi.
Além disso, a rede social é uma promotora da transformação digital do franqueado, já que desenvolve novas habilidades junto à força de vendas, como geração de conteúdo para rede social e apresentação de uma Live Commerce. “Nossos consultores de vendas são as nossas estrelas aqui, e dar espaço para que explorem esse canal é fundamental, sendo mais um meio para estreitarmos a relação da nossa força de vendas com os consumidores e, consequentemente, com a marca”, complementa Jacqueline.
A rede de franqueados tem um papel essencial para acompanhar e proporcionar a melhor experiência na jornada do consumidor. “As franquias são a nossa essência e importantes aliadas para proporcionar a melhor experiência para o ponto focal da marca: o cliente”, finaliza Marconi.