Ser mais sustentável está na meta para 2019 em grande parte dos brasileiros. O pensamento para contribuir em questões ligadas ao meio ambiente é algo que tem mudado a rotina de muita gente, inclusive os jovens que são os grandes precursores dessa ideia e vem transmitindo a mensagem a seus pais, familiares, amigos… com o intuito de contribuir as questões ambientes, bem como o comprometimento com a causa. Basta olhar em volta e ver a quantidade de produtos com plásticos que consumimos e são descartados de forma indevida no meio ambiente, sem consciência alguma.
E é com essa premissa de conscientizar as pessoas, principalmente sobre o uso racional de água que a rede de franquias Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) nasceu em 2009. O intuito da marca é oferecer serviços para lavagem utilizando o mínimo de água – apenas 300ml – acompanhado de produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente.
“Somos uma empresa preocupada em oferecer serviços com qualidade, porém aderindo à sustentabilidade, algo cada vez mais exigido pelos clientes, que com essa mudança no comportamento tem avaliado nas decisões de compras a responsabilidade do processo produtivo das empresas, ou seja, o impacto ambiental que a matéria-prima poderá ocasionar”, afirma Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero.
Cada unidade Acquazero lava em média 20 carros por dia, ou seja, no total 144 mil veículos são limpos por mês. Somente em 2018 foram poupados 43 milhões de litros de água. Esse ano a meta da franquia é economizar 50 milhões de litros e conquistar 450 unidades em operação.
Limpeza ecológica
A franquia oferece 12 tipos de serviços indicados para locais de alto fluxo de transeuntes. São eles:
Lavagem ecológica: O produto utilizado é um líquido composto entre outros por cera de carnaúba e 300ml de água, totalmente biodegradável. A eficiência desses produtos para repelir a sujeira da lataria é muito maior do que litros e litros de água que muitas vezes não removem a sujeira. O produto quando aplicado age amolecendo a sujeira, facilitando a remoção sem o perigo de arranhar ou riscar a pintura;
Enceramento profissional: É altamente recomendado para todos os veículos, pois a “super cera” formará uma película de proteção sobre o verniz da pintura do carro, vedando os microporos da lataria, refletindo desta forma com maior eficiência os raios de luz incidentes, deixando-a mais lisa e escorregadia, e por consequência, não retendo mais a sujeira de forma permanente, facilitando o processo de limpeza do veículo;
Cristalização de vidros: A impermeabilização de vidros é um serviço especialmente utilizado para o tratamento e preparação de parabrisas e vidros das janelas laterais dos veículos, utilizando tecnologia avançada de última geração que cria uma película repelente à água, impedindo seu acúmulo. Melhora significativamente a visibilidade em tempos chuvosos, mesmo sem a ajuda da palheta do limpador;
Limpeza técnica do motor: Indicado para motores modernos, repletos de eletrônica e nos quais não é mais possível sua lavagem com água, além de carros de colecionadores. A limpeza é feita artesanalmente, associada a técnica de “car detail”, com pinceis e produtos biodegradáveis, que não agridem o motor;
Higienização de ar-condicionado: Limpa profundamente o sistema de circulação de ar, protegendo-o contra diversos tipos de fungos, mofos e bactérias que provocam mau cheiro. O serviço é indicado para quando o ar-condicionado estiver com mau cheiro ou cheiro de mofo. Este serviço também é eficaz para pessoas que possuem algum tipo de alergia à presença de fungos ou bactérias. Recomendado o serviço a cada 3 meses;
Impermeabilização de estofados: Protege o estofamento do veículo contra incrustações de sujeira, impregnação de poeira, manchas provocadas por substâncias pastosas e líquidas, além de proporcionar aos tecidos com fibras em algodão e sintéticos mais proteção e eficácia, facilitando a remoção das sujeiras.
Revitalização de plásticos: Ideal para veículos que ficam muito tempo expostos ao sol e a chuva, e com o passar do tempo as peças plásticas externas do carro como borrachões, para-choques, vão desbotando;
Limpeza e hidratação de couro: O processo promove a limpeza e o equilíbrio do PH. Como o couro é uma “pele”, seu PH é neutro e o produto de hidratação além da limpeza, irá recuperar o equilíbrio do PH, evitando assim que a alcalinidade afete o material causando marcas e rachaduras. O produto utilizado é à base de óleos naturais do próprio couro, deixando-o macio, maleável, eliminando rangidos, porém, sem deixá-lo liso, brilhante e gorduroso.
Vitrificação de pintura: Esse método consiste na aplicação de produto com tecnologia japonesa através de revestimento líquido, criando um escudo protetor e intensificando o brilho. Este serviço é exclusivo da Acquazero e tem durabilidade de 3 anos e garante proteção efetiva à pintura do veículo, pois cria uma camada de vidro, evitando o desgaste da pintura ocasionada pelo tempo e pequenos acidentes, como batidas e leves esbarrões;
Revitalização/ cristalização de pintura: Indicada para veículos em que a pintura esteja suja, sem brilho, riscada, com impurezas que mostrem a pintura danificada. Esse serviço traz de volta a vida da pintura com brilho muito mais intenso, removendo micro riscos e ocasionando uma proteção duradoura contra os diversos males do tempo.
Higienização interna dos estofados: Consiste em uma limpeza detalhada, incluindo teto estofado, painel, lateral de portas, carpete e porta-malas, realçando a cor dos tecidos. Pode ser aplicado em qualquer tipo de carpete ou estofamento, de fibras naturais ou sintéticas, resultando em uma limpeza profunda e proteção contra diversos tipos de fungos e bactérias.
Oxi-Sanitização: Processo pela qual, a partir do gás ozônio (O3), se elimina totalmente odores desagradáveis, como cheiro de cigarro, vômitos, derramamento de líquidos e alimentos, eliminando também bactérias, fungos, vírus, etc. Além de eliminar odores, a oxi-sanitização também proporciona redução na contaminação do sistema de refrigeração, dos dutos do ar-condicionado, melhorando a qualidade do ar.
Todos esses serviços são trabalhados com produtos biodegradáveis ecologicamente corretos, gerando assim, desenvolvimento sustentável.
Economia e sustentabilidade
A Acquazero é referência no mercado por agregar qualidade a sustentabilidade somando 240 unidades em operação espalhadas por diversos estados brasileiro. Um dos grandes diferenciais da franquia é a inovação presente tanto na oferta de serviços quanto nas modalidades proporcionadas aos investidores. São quatro modelos de negócios: Home office, Prime, Standard e Satélite com investimento inicial a partir de R$10 mil.
“O que irá alterar esse valor é a escolha do ponto para reforma do local, além de mais reserva de capital de giro”, enfatiza o diretor executivo.
O faturamento bruto médio mensal é outro atrativo da marca e varia entre R$12 mil a R$70 mil, conforme a modalidade escolhida. Já o retorno de investimento é entre 6 a 24 meses, que poderá ser alcançado antes do previsto, conforme o esforço do franqueado.
Além de ser um negócio sustentável e lucrativo, a consciência da importância de preservação do planeta vem crescendo em ritmo acelerado, desde novos empreendedores em busca de produtos e serviços voltados a sustentabilidade, como o público consumidor.