O crescimento da rede de academias Bluefit pode ser observado pela quantidade de unidades abertas, 47 no total, em diferentes regiões do país. Dessas, mais de 25% operam como franquias. São 14 unidades do tipo já abertas e outras 4 em obras, espalhadas por localidades como São Paulo, Piauí, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. De acordo com Fernando Nero, CEO da Bluefit, a expectativa é fechar 2018 com 25 franquias abertas, e inaugurar ao menos outras 20 até o fim de 2019.
“O modelo de franquias segue como uma forte tendência no mercado nacional de academias, pois permite aos empresários se reinventarem, buscando um novo posicionamento e alcançando novos clientes. Tanto aos empreendedores e investidores que vislumbram apostar no setor fitness quanto para quem já faz parte desse meio, trata-se de uma chance de participar da expansão de uma empresa em crescimento”, ressalta Fernando, que comanda uma operação com 120 mil alunos, 900 profissionais e que deve faturar R$ 110 milhões em 2018.
Quem deseja se tornar parceiro da Bluefit pode seguir dois caminhos: abrir uma unidade “do zero”, modelo adotado por investidores que querem apostar no setor, ou, no caso de empresários que já possuem uma academia, fazer a conversão para uma bandeira forte no mercado. O investimento para abertura de uma unidade parte de R$ 2,5 milhões (para loja nova) e R$ 500 mil (conversão de bandeira), além da taxa inicial de franquia a R$ 70 mil.
Com faturamento mensal médio entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, o prazo de retorno sobre o investimento varia entre 24 e 48 meses. “Estudamos o novo franqueado em cinco etapas, como qualificação, identificação do ponto comercial (que deve ter ao menos 1000 m²), estimativa de investimento, simulação financeira e, por fim, assinatura de contrato”, afirma Fernando.
Segundo o CEO, fazer parte de uma rede permite ao franqueado um ganho de escala e aumenta o valor do negócio em longo prazo. “A Bluefit dá todo o suporte necessário para quem quer empreender conosco, desde a consultoria no projeto arquitetônico e condições comerciais diferenciadas com fornecedores homologados, até em questões do sistema de gestão, serviços de uma agência de marketing e suporte técnico e comercial, além das auditorias periódicas”, finaliza Fernando.