De acordo com o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), o Brasil possui cerca de 424 milhões de dispositivos digitais – computador, notebook, tablet e smartphone – em uso em 2021.
Com tantos aparelhos no mercado, muitas empresas foram fundadas com o intuito de oferecer serviços técnicos para o conserto e até comercializar alguns itens que evitam que os aparelhos estraguem em um curto período de tempo.
Fundada em 2006, a MapCell Celulares, empresa especializada na comercialização de itens para aparelhos eletrônicos e em servir suporte técnico, é uma das empresas principais e mais antigas do segmento. Com o intuito de se tornar uma das maiores do setor, a rede migrou para o franchising em 2017, e em 2020, ingressou para o Zanon Expand, uma empresa especializada na formatação e relançamento de empresas no modelo franchising.
Essa expansão junto com a Zanon Expand, tem dado resultados positivos para a MapCell, que já conta com 48 unidades ativas em 13 estados do país. Mostrando ser um negócio promissor e de alta procura, a rede realiza cerca de 2 a 3 mil atendimentos mensalmente e possui um faturamento anual de R$ 5 a 8 milhões.
Com o objetivo de se destacar das demais empresas do segmento, a MapCell, lança o serviço de Técnico Delivery, no qual o cliente solicita o conserto de seu aparelho em um dos canais de atendimento da rede, e um especialista vai até o local buscar e depois de pronto, leva-o de volta.
A rede também está lançando o serviço de troca de vidro do aparelho sem a necessidade de trocar toda a frontal, que beneficia uma economia de 70%, a nova película de Hydrogel, que possui uma maior sensibilidade ao toque e é mais resistente do que a de vidro.
Os serviços estão disponíveis em quase todas as unidades, e os valores variam de marca, modelo, tipo de serviço e região de atuação. A MapCell atende as principais marcas do mercado como Apple, Samsung, LG, Nokia, Asus, Lenovo, Xiaomi, Motorola e Huawei.
Com 48 unidades ativas, a MapCell, tem o intuito de comercializar novas 100 unidades até o final de 2021.
Para os investidores que desejam investir na rede, a marca possui três modelos de negócios – Home Care, Basic e Premium – altamente lucrativos.