Com o mercado em ascensão, o setor do agronegócio vem despertado o interesse de muitos brasileiros, que buscam no empreendedorismo uma forma de voltar ao mercado de trabalho ou complementar a renda.
Um levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostrou que o agronegócio foi o setor que mais gerou empregos com carteira assinada no primeiro semestre do ano passado. Com 62,6 mil novas vagas só nos seis primeiros meses de 2020, o agro foi a única atividade que teve saldo positivo na geração de empregos no período.
Seguindo esse ritmo de expansão, somente no último mês de abril, a franquia Aggro Nutrição Inteligente no Campo inaugurou cinco novas operações, atingindo novos lugares e públicos. Agora, a rede também está presente em Anápolis (GO), Maceió (AL), Macapá (AP), Várzea Grande (MT) e Rio Pardo (RS).
Com 27 operações ativas espalhadas por 18 estados, a franquia Aggro tem um forte plano de crescimento e espera alcançar a marca de 100 unidades até o final de 2021. O objetivo, até 2022, é chegar a 200 unidades e faturamento de R$ 4 milhões no próximo ano.
A marca é completa e possui um mix de produtos e serviços com base nos três principais pilares da pecuária: nutrição animal, nutrição foliar, e projetos agropecuários.
“O mercado agropecuário tem enorme potencial e todas as regiões do país são propícias para receberem nosso modelo de negócio. Com isso, contamos com um plano de expansão bem definido e uma performance que busca atingir novos lugares, levando produtos e serviços de qualidade, mesmo em tempos desafiadores como o que vivemos no momento. Até porque são poucas franquias nesse segmento atuando hoje no mercado nacional”, conta Marcus Alonso, CEO da franquia Aggro.
Nova tendência
Trabalhar diretamente de casa tornou-se tendência com o surgimento da pandemia. Muitas empresas tiveram que se reinventar e entre as mudanças a adoção do home office foi necessária para que os negócios continuassem ocorrendo, sem comprometer a saúde e segurança dos funcionários.
Hoje, muitos empreendimentos podem ser administrados on-line e diretamente de casa, sem a necessidade de espaço físico e gastos com estrutura e contas como aluguel, luz e água, gerando uma economia maior para o empreendedor.
“Trabalhar home office é uma tendência nos negócios, mas que requer o desenvolvimento de estratégias eficientes para não comprometer o trabalho. É fundamental ter disciplina, criar horários específicos de trabalho e saber separar trabalho com a dinâmica dos afazeres de casa”, explica Alonso.
A microfranquia Aggro requer investimento inicial a partir de R$25 mil, incluindo taxa de franquia, estoque inicial, capital de giro e instalação. Além disso, o prazo de retorno desse valor é curto, estimado a partir de 6 meses. O investidor tem ainda a facilidade de poder atuar home office, sem a necessidade de ter um espaço físico.
Franquia barata
Clayton Gomes Fontana, de 37 anos, acaba de abrir uma operação da Aggro em Várzea Grande (MT). Casado e pai de dois filhos, ele trabalha como mecânico de motores de aeronaves e colocará em prática uma de suas paixões: trabalhar com o agronegócio.
Formado em técnica em agropecuária, ele busca faturar cerca de R$ 5 mil por mês com o novo empreendimento.
“A nossa região é composta por pequenos proprietários com pouca tecnologia, por isso, acredito que tem muito potencial para os produtos Aggro. O nosso diferencial serão os produtos a pronta entrega, atendimento ao campo e suporte técnico”, conta Fontana.
Paixão pelo setor
A jornalista Ruth Carrera, de 53 anos, também acaba de abrir uma unidade Aggro em Macapá (AP). Ela, que trabalha assessorando órgãos ligados ao agronegócio, se encantou pelo segmento, o que despertou seu interesse pelo próprio negócio.
Ela dividirá seu tempo com a administração da nova franquia. Para isso, busca adotar organização e planejamento no seu dia a dia para conduzir os dois trabalhos.
“Todo início é complicado e gera ansiedade. Pretendo focar na valorização dos produtores e agricultores por meio de um produto que traga rentabilidade. Mostrar como o dia a dia pode ser mais fácil e rentável com as ferramentas certas”, frisa Carrera.