Com Deborah Secco como sócia, franquia de moda circular chega a Florianópolis

Peça Rara Brechó abre as portas neste sábado, 19 de agosto, no bairro histórico, e oferece as peças de vestuário femininas e infantis de variadas marcas e a um preço acessível

Rafaela Bagolin tinha uma loja de prataria online, mas sempre quis expandir seu negócio. Já conhecia o sucesso da parente distante – Bruna Vasconi, CEO e fundadora da rede de franquias Peça Rara, mas nunca tinha ido a uma loja. Em visita ao espaço de Dourados (MS), após uma reunião de família, se apaixonou pela marca! Voltou para casa com isso na cabeça – abrir uma franquia! Como não havia lojas da rede no Estado, a empreendedora viu uma oportunidade de negócio.

Primeiramente, convidou seus pais, Milene e Rober, para se juntarem a ela e ao marido, Sandro, para serem sócios do empreendimento, depois partiram para a mudança literalmente! Deixaram Imbituba, onde moravam desde a pandemia, e partiram rumo a Florianópolis. Seus pais prestes a se aposentar abraçaram o desafio, que começa agora, com a inauguração da loja, no próximo sábado, 19 de agosto.

A loja está localizada no coração da cidade – no centro histórico, próxima ao Mercado Público, à Praça XV e a Catedral, alternativa de passeio, gastronomia e compras. A primeira Peça Rara de Florianópolis fica na Rua Trajano 287. Tem 380 m² e setores feminino e infantil.

A marca foi fundada há 16 anos em Brasília e ingressou no segmento de franchising em 2019, trazendo ao mercado produtos de second hand (segunda mão) e contando com a atriz Deborah Secco como sócia. A rede trabalha o conceito de ressignificação de diversos itens, como peças de vestuário e de casa, livros, brinquedos, entre outros, que passam a ter um novo ciclo de vida, estimulando a economia circular.

A utilização de itens de segunda mão é um movimento crescente no Brasil e no mundo. É mais do que um hábito, é uma mudança de vida. O consumidor não só ajuda o planeta ao reutilizar um item que não faz mais sentido para alguém, como cria uma nova história com um acessório, um par de sapatos, um vestido, uma calça, um artigo de decoração, um brinquedo exclusivo. Como não há estoque, numeração, cor, as peças são únicas, exclusivas. Segundo dados do Boston Consulting Group (BCG), a quantidade de brechós no Brasil deve crescer de 15% a 20% até 2030.

“O consumo consciente é uma mudança de hábitos, uma virada de chave, um novo estilo de vida. Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente. Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam marcas que tenham um propósito claro e onde ele se aplica. Acreditamos em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, anuncia Bruna Vasconi.

O consumidor que quer vender itens que para ele já não tem significado são chamados de fornecedores. Os itens são deixados nas lojas por consignação e os clientes podem optar por receber o valor da mercadoria em créditos a serem utilizados nas próprias lojas ou em dinheiro, que é pago após a venda. Todos as peças são separadas por setores e catalogadas por meio de uma etiqueta inteligente, que acompanha toda a movimentação do item até a venda ou doação.

As lojas Peça Rara contam com novidades diariamente, com excelente custo-benefício. Entre os diferenciais, a rede conta com uma curadoria, responsável pela análise técnica e precificação de cada item, que são separados por tipo de peça, tecido, tempo de uso. Há peças que nunca foram usadas ou utilizadas apenas uma única vez. Em geral, os produtos são encontrados a preços 40% abaixo do valor original de venda.

Para seguir o conceito de moda circular, a marca faz bazares semanais com as peças que não passaram no controle de qualidade das lojas e/ ou não foram comercializadas e por esse motivo, foram doadas. Os itens são anunciados por preços simbólicos que vão de R$ 5,00 a R$ 50,00 e valores arrecadados são doados integralmente às causas sociais apoiadas pelo Instituto Eu Sou Peça Rara, braço de responsabilidade social da franquia. Atualmente, com parte do montante acumulado, será inaugurada a primeira creche privada da rede, que pretende ter uma creche para cada loja aberta.

Em 2019, a rede de brechós Peça Rara viu a expansão do negócio aflorar. De 7 lojas próprias, a franquia rapidamente se expandiu primeiramente em Brasília e arredores e foi ganhando o país. O fôlego para esse crescimento veio em 2021 com a entrada do Grupo SMZTO, de José Carlos Semenzato na sociedade. O alcance veio no ano passado com a sociedade com a atriz Deborah Secco. Rapidamente, a marca passou a fazer parte do circuito de moda circular. Atualmente, a marca conta com mais de 100 unidades espalhadas pelo país e deve fechar o ano com 140 e um faturamento de R$ 150 milhões.