Com dark kitchens, Divino Fogão prevê cinco novas operações de delivery no Paraná

Objetivo da marca é aumentar raio de atuação na região com cozinhas invisíveis

Para aumentar a atuação no mercado de alimentação curitibano, o Divino Fogão, rede fundada há 38 anos e que conta com 200 pontos de vendas, entre restaurantes localizados em shopping centers e cozinhas invisíveis, planeja a implantação no Estado de cinco operações de dark kitchens, que são focadas para a venda via de delivery. O conceito foi impulsionado no Brasil durante a pandemia e, no caso do Divino Fogão, o projeto visa empresários que já atuam no setor Food Service, permitindo aumento no faturamento do negócio, além de levar os pratos tradicionais da marca para cidades onde não atua.

O projeto de dark kitchen do Divino Fogão funciona no formato de licenciamento de marca, desenvolvido em parceria com a Guersola Consultoria, e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de alimentação. Com investimento inicial de R$ 17,5 mil – destinado à compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento -, é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da dark kitchen. Entre as vantagens estão o aproveitamento do tempo ocioso de cozinhas em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias e bares, além de toda a capacitação e treinamento oferecidos pelo Divino Fogão. Com a implantação do modelo, o licenciado pode contar com um faturamento médio mensal de R$ 20 mil.

“Temos como objetivo levar os principais pratos e refeições do Divino Fogão para mais cidades brasileiras. Como nosso modelo tradicional de negócio é focado em praças de alimentação de shopping centers, vimos nas dark kitchens uma oportunidade de levar a nossa gastronomia para regiões que não contam com centros comerciais, como munícipios, geralmente, com menos de 100 mil habitantes. Continuamos a expansão com o formato criado há mais de 30 anos e incluímos mais uma opção de investimento, voltado para o delivery, canal que foi impulsionado nos últimos dois anos. Entendemos que o Paraná possui grandes oportunidades de negócio para a marca, pois os moradores locais são adeptos à culinária da fazenda, que está do DNA do Divino Fogão”, revela Reinaldo Varela, fundador e presidente da rede.

O primeiro passo da expansão por dark kitchen se deu com a assinatura de contrato da primeira cozinha invisível no Paraná. Localizada na cidade de Rolândia, a 400 km de Curitiba, capital do estado, o negócio será implantado em um restaurante administrado por um empresário local. O funcionamento da operação está previsto para a segunda quinzena de outubro.

Atualmente, o Divino Fogão alcançou a marca de 200 pontos de vendas abertos em todo o Brasil com a inauguração de mais um restaurante na capital paulista. A marca, uma das pioneiras na implementação de buffet em shopping centers no Brasil, conta com um menu amplo e diversificado de pratos inspirados na gastronomia da fazenda. Ou seja, os clientes que buscam por uma refeição de qualidade e com sabor podem encontrar mais de 32 pratos quentes e 15 tipos de saladas, além de diferentes sobremesas. Já para as dark kitchens, a empresa destinou as principais receitas para serem comercializadas via delivery.

Dados do segmento de alimentação fora do lar

Em agosto, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou os resultados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor, referente ao período de abril a junho de 2022. As franquias de Alimentação/Food Service se destacaram, sendo o segundo segmento que mais cresceu, ficando atrás apenas de Turismo. O faturamento do segmento de Alimentação/Food Service chegou a R$ 8,7 bilhões no 2º tri de 2022, 22,3% a mais do que no mesmo período de 2021. Já o número de unidades no segmento cresceu 9,8%. No semestre, a variação foi de 16%, chegando a R$ 15,9 bilhões.

Esse desempenho foi alavancado pelo maior fluxo de consumidores em ambientes físicos, como bares, restaurantes e até praças de alimentação em shopping centers, assim como datas comemorativas de Páscoa e Dia das Mães, que, tradicionalmente, aquecem as vendas, além da manutenção do delivery em níveis elevados.