O ano de 2021 foi de expansão do mercado de programas bilíngues. De acordo com dados da Associação Brasileira de Ensino Bilíngue, entre 2014 e 2019 o setor teve crescimento de 6 a 10%, e seguiu em ascensão durante os últimos anos. A rede pública de ensino de diversos municípios vêm implementando diferentes projetos para o ensino de idioma adicional e também aderindo aos programas bilíngues. Já a rede privada segue buscando cada vez mais soluções de ensino de outras línguas, visando um diferencial competitivo que não cause grande impacto na mensalidade. E para 2022 a tendência do mercado é seguir crescendo.
A aprovação do texto das Diretrizes Curriculares para a Educação Plurilíngue, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que ainda aguarda a homologação do Ministério da Educação, reforça a evidência de rápida expansão do segmento e, portanto, a necessidade de regulamentar e comunicar de forma mais clara ao mercado sobre as diferenças entre escola bilíngue, a escola com programa bilíngue e escolas internacionais. Além disso, a pandemia também trouxe os holofotes para o ensino básico, o que fez com que propostas pedagógicas que engajam os alunos e projetos transdisciplinares que combinam ensino de idioma com conteúdos do currículo regular em português ganhassem evidência.
Com a expectativa de crescimento para 2022, o ensino bilíngue no Brasil tende a manter a alta. Maria Cláudia Amaro, fundadora da Rhyzos Educação, empresa que fomenta iniciativas pela educação básica no Brasil como o programa bilíngue Twice, destaca que o país ainda precisa investir bastante para acompanhar os países vizinhos. “Pouco mais de 3% das quase 180 mil escolas no Brasil oferecem educação bilíngue, enquanto países vizinhos como Uruguai, Chile e Argentina chegam a 10%. A opção de educação bilíngue dentro de escolas veio para ficar. Segundo “O Globo”, o setor de serviços a família, que inclui cursos livres de idioma, academias, salões de beleza entre outros, retraiu quase 40% durante a pandemia, enquanto no mesmo período observamos o crescimento do mercado de programas bilíngues ”, destaca a fundadora, completando que um dos fatores que contribuiu para esse avanço é a possibilidade escolas passarem a ter uma oferta bilíngue integrada ao currículo em carga horária estendida ou contra turno onde os alunos aprendem conteúdos em língua adicional por preços mais competitivos do que redes de cursos de idioma que apenas ensinam o idioma.
Com o aumento tanto da demanda como da oferta, a tendência é que a competição no segmento aumente, com isso, novos players, ou novas soluções de empresas que já existiam, como programas bilíngues desenvolvidos por cursos de idiomas também devem surgir, como aponta Maria Cláudia. “Por ser um mercado muito pulverizado, ainda existe bastante espaço para crescimento e pesquisas mostram que a tendência do aluno do século XXI é ser bilíngue por estar inserido em um mundo cada vez mais conectado, onde as fronteiras culturais estão cada vez mais próximas”, explica.
Estratégias de Ensino
A melhor estratégia para garantir o aprendizado dos alunos é o bom planejamento por parte do professor. Planejar as aulas com objetivos de aprendizagem claros e mensuráveis é a base do ensino eficaz. Planejar cada etapa da lição vai garantir que os alunos tenham as ferramentas necessárias para que ao fim da aula produzam o resultado esperado. Ter estratégias e mecanismos de avaliação adequados para o monitoramento constante do ganho de conhecimento dos alunos é fundamental, assim como conhecer como se dá o processo de Aquisição de Linguagem. O Twice oferece treinamento de formação inicial e contínua aos professores das escolas parceiras para que esse planejamento se dê de forma simples, efetiva e sistemática. Além disso, o livro do professor traz planos de aulas com objetivos claros tanto de linguagem, como de conteúdo, fazendo com que o planejamento do professor seja bastante prático.
A fundadora aponta que no Twice, o ensino relaciona conteúdo e linguagem (CRLT – Content Related Language Teaching), fazendo com que as aulas sejam interessantes e estimulem o aprendizado e a participação dos alunos. “Como o material didático está alinhado à BNCC nos conteúdos das matérias do currículo em português, os alunos têm a oportunidade de revisar o que aprenderam na aula de Ciências durante as aulas em inglês. Por isso o nome Twice, que significa duas vezes. Além disso, nosso material desenvolve competências sócio emocionais e habilidades do século XXI”, finaliza.