A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou recentemente os resultados de uma pesquisa que destaca o sólido desempenho do segmento de Alimentação Food Service no primeiro trimestre de 2023. De acordo com o estudo, o setor apresentou um crescimento de 21,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Uma das principais constatações do levantamento é que as operações em rua representam mais da metade dos pontos de venda de franquias. Além disso, as lojas localizadas em shoppings voltaram a ganhar participação no mercado.
Na rede Frango no Pote, marca reconhecida pelo frango frito 100% brasileiro, 73,43% das unidades são lojas de rua, totalizando 51 estabelecimentos. Essa informação destaca o sucesso da empresa em seu modelo de negócio em locais de grande circulação.
No primeiro trimestre de 2023, a Frango no Pote obteve um crescimento significativo de 17%, alcançando um faturamento de aproximadamente R$21 milhões em comparação aos R$18 milhões registrados no mesmo período do ano anterior.
Nos três primeiros meses desse ano, a rede abriu seis novas unidades em diferentes regiões do Brasil, fortalecendo ainda mais sua presença em mercados estratégicos. As inaugurações ocorreram em Barra do Garças – MT, Ceilândia – DF, Limão – SP, Belém – PA, Águas Lindas – GO e Lago Norte- DF.
Segundo Carlos Júnior, CEO da rede, “uma das vantagens de abrir uma loja de rua é, sem dúvida, o menor custo fixo em comparação a outras operações”. Além disso, a empresa tem se destacado no canal de delivery, oferecendo produtos totalmente adaptados para essa modalidade e proporcionando uma experiência presencial de qualidade aos clientes.
“A força de venda da marca tanto no delivery, que representa 50% do faturamento, quanto no atendimento presencial contribui para o alto faturamento médio mensal das lojas, que chega a R$150 mil mesmo com a maioria das unidades localizadas em ruas”, afirma o executivo.
Com cerca de 65 unidades em operação, a meta é inaugurar mais 10 lojas em 2023. A previsão, dessa forma, é alcançar uma receita de R$ 125 milhões este ano, 35% maior que em 2022. “Acreditamos que este seja o ano da consolidação da marca”, afirma o CEO. Nesse sentido, os processos internos estão em revisão. “Para que o foco central seja sempre o sucesso de nosso franqueado e um suporte de ponta”, Carlos Júnior.