A alta na conta de luz dos brasileiros tem impulsionado a busca pela energia fotovoltaica, que é a energia produzida por meio da captação dos raios solares. Com essa prática é possível alcançar até 95% de economia na conta no final do mês, e principalmente, contribuir para gerar menor impacto ambiental.
Considerada como a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira, a energia solar está à frente das termelétricas a gás natural e biomassa, ficando atrás apenas da energia hídrica e eólica. Ela ainda soma 16,4 gigawatts de capacidade aplicada. Essas informações são de levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
“As pessoas estão cada vez mais conscientes e buscam por soluções que contribuem para redução de gastos, principalmente na conta de luz. Cerca de 60% da energia solar que comercializamos estão instaladas em residências através de sistemas nos telhados. Há ainda procura nos comércios e propriedades rurais. Trata-se de um investimento na energia renovável e limpa, o que torna um bom negócio”, analisa Victor Peixoto, CEO da franquia Getpower Solar.
Transformando o mercado de energia
A Getpower Solar nasceu em 2018, na cidade de Vitória (ES), da união de cinco sócios (Victor Peixoto, Leonardo Roberty, Rodrigo Queiroz, Augusto Chieppe e Gabriel Garcia), cuja missão é transformar o mercado de energia para melhorar a vida das pessoas. O negócio decolou quando a empresa criou um funil de vendas com estratégias online, mesclada com uma presença física bem elaborada. Desde então, a empresa cresceu, aumentou o número de colaboradores e o faturamento mais do que dobra ano após ano.
“Com um modelo comprovado e com alta rentabilidade, entendemos que para ganhar o mercado nacional seria necessário a expansão através de franquias. O principal motivo para essa expansão no franchising se dá pela necessidade de atender clientes por todo o Brasil estando próximo a eles. Uma vez que, sim, é possível atender os clientes online, mas como empresa, gostaríamos de levar a nossa proximidade e nosso atendimento para mais próximo dos clientes”, explica Peixoto.
Instalação das placas
Através de um estudo prévio da fatura de energia ou de um consumo pré-estabelecido em kWh, a Getpower identifica a viabilidade técnica, como os módulos fotovoltaicos que cabem no local a ser instalado. Após essa fase de estudo, é apresentado ao cliente final uma proposta para a negociação e tomada de decisão do valor a ser investido. O cliente estando de acordo com as premissas propostas, é assinado um contrato e uma procuração que concede poderes para a empresa homologar o sistema junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e a concessionária de energia local.
Com o material em mãos, como módulos, inversores, estruturas, proteções e cabeamento, a equipe de engenharia está apta a instalar os painéis no telhado ou então no solo de uma empresa ou residência. Após a instalação é solicitado à concessionária local a troca do medidor de energia, que anteriormente ao projeto contabilizava apenas o consumo. Pronto! O sistema já estará apto a gerar energia e economizar na conta.
“Os benefícios são notados muito rápido, entre 60 e 90 dias após a instalação das placas. A economia chega em até 95% de redução no valor da conta. A médio prazo, o sistema se paga sozinho, com retorno do investimento previsto de quatro anos, e ainda o cliente consegue monitorar toda a geração de energia através de um aplicativo do fabricante do equipamento”, afirma o fundador.
O empresário revela que o último trimestre do ano acaba sendo um período de maior procura para instalação das placas devido a irradiação, o que consequentemente leva o sistema a produzir mais energia. Nesse período, as instalações chegam a aumentar 200% em comparação com o segundo trimestre do ano, por exemplo, onde os termômetros estão mais amenos.
Modelo de negócio
No franchising desde o início de 2022, a Getpower tem como um dos grandes diferenciais a prestação de consultoria especializada para cada projeto. As visitas técnicas auxiliam o cliente, sem custo adicional, e permite analisar um dimensionamento do local que será aplicado às placas solares.
O modelo de negócio da GetPower Solar é home office, porém com a possibilidade de se tornar uma loja física. Para investir na marca é necessário investimento inicial de R$ 55 mil, sendo R$ 40 mil de taxa de franquia, mais R$ 11.500,00 de capital de giro e R$ 3.500,00 de gastos com equipamentos como notebook e impressora. O faturamento bruto médio mensal é bem atrativo e pode chegar a R$ 267 mil, conforme o desempenho do franqueado. Já o lucro líquido do negócio é de R$ 27.500,00, com prazo de retorno do investimento estimado de 6 meses.
Com o andamento da operação, o franqueado poderá migrar para espaço físico, para isso, será necessário investir mais R$ 20 mil com a adaptação do layout e R$ 6 mil de showroom.
O franqueado receberá um kit franquia composto por drone; bolsa térmica; adesivo; bloco de notas; caneca; colete de EPI; duas camisas sociais de uniforme; imã de carro; livro spin selling; cartão de visita; crachá e boné. A rede também trabalha com o sistema de meritocracia, com redução dos royalties com o cumprimento de metas, bonificando o franqueado e aumentando ainda mais os seus ganhos.
Cidades acima de 20 mil habitantes são propícias a receberem o modelo de negócio da Getpower. Entre os clientes que mais contratam o serviço, o CEO conta que está o da classe B e C para o projeto residencial; comerciantes com gastos acima de R$ 2 mil e até R$ 11 mil na energia; e no agronegócio produtores com conta acima de R$ 1 mil também procuram para contratação dos serviços.
Perfil do franqueado
Para empreender nesse negócio, é necessário que o franqueado tenha perfil comercial e empreendedor, além de disponibilidade integral para operar o empreendimento ou ter ao menos um operador para execução das tarefas diárias; compartilhar dos valores da empresa; facilidade para lidar com tecnologia e ser aberto a mudanças. Peixoto pontua que ser formado em engenharia ou facilidade com essa área também é um grande diferencial para empreender no segmento de energia fotovoltaica.
O papel do franqueado dentro do negócio resume em prospectar novos negócios; atender aos clientes gerados pelo funil Inbound; gerir as negociações; dimensionar propostas comerciais; visitar clientes; acompanhar o andamento de projetos e obras; dar suporte ao cliente no pós-venda; contratar (quando necessário) e gerir funcionários; gestão de indicadores; gestão financeira e acompanhamento contábil.
Suporte ao franqueado
A Getpower oferece a todos os franqueados o trabalho com um mentor exclusivo da rede. Esse profissional já passou por experiência similares ao do franqueado e estará ao lado dele desde o momento do treinamento (onboarding) até o processo de desenvolvimento e fechamento com cliente final (ongoing).
“Para o nosso mercado de serviço, é primordial esse profissional para evoluir com mais velocidade”, enfatiza o CEO.
Ainda o franqueado contará com o auxílio do time de marketing da rede para desenvolvimento de campanhas e conteúdo; equipe de engenharia para homologação e suporte em projetos e pós-venda.
Expansão da franquia
Em menos de um ano no mercado de franchising, a Getpower Solar já soma duas unidades próprias na cidade de Vitória e Linhares, e 21 unidades franqueadas localizadas em Pouso Alegre e Caratinga (MG); Sorocaba, São Paulo, Osasco, São José dos Campos, Barueri e Guarulhos (SP); Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, e Serra (ES); Palotina (PR); São Leopoldo (RS); Eusébio (CE); Vera Cruz (BA); Niterói e Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF), e Petrolina (PE).
Com mais de 35 mil módulos fotovoltaicos instalados, a rede projeta encerrar 2022 com 34 unidades comercializadas e faturamento de R$ 50 milhões. Já para 2023, a marca tem planos ainda mais ambiciosos e busca alcançar 140 operações e faturamento anual de R$ 150 milhões.
Academia do Sol
Outra grande oportunidade oferecida pela franquia é a Academia do Sol, que serve como uma porta de entrada para pessoas que querem entrar nesse mercado de energia fotovoltaica. A rede oferece cursos para instaladores e vendedores, no valor mensal de R$ 347, e para quem quer empreender no mercado, no valor de R$ 997 o curso. Além disso, também oferece algumas ferramentas para os profissionais do mercado através de assinatura anual, com um valor acessível de R$ 197.
Os cursos levam em média dois meses, e são feitos online, pela plataforma de ensino da Getpower, ou seja, interessados de todo o Brasil têm a oportunidade de ter uma qualificação adequada nesse segmento.
“Hoje as pessoas já compreendem bem sobre esse assunto e estão em busca de produtos e serviços sustentáveis. É um mercado que cresceu muito de forma rápida nos últimos anos e que continuará em ascensão para os próximos anos”, finaliza o executivo, Victor Peixoto.