Investir em uma franquia em cidades do interior tem sido cada vez mais comum e benéfico na vida de muitos empreendedores. Dados apontam que houve um crescimento maior de operações de franquias em municípios interioranos do que nas capitais.
No ranking divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) das 30 Maiores Cidades em crescimento de número de unidades de franquias, desses 30 municípios, 12 não estão localizados em capitais. A variação do aumento no número de unidades entre as 12 cidades do interior ficou em 21,1%. Já entre as 18 capitais listadas no ranking, esse índice foi de 17,6%.
Esses dados revelam a importância das cidades interioranas do país para as redes de franquias, obtendo até um desempenho acima da média nacional dos registrados em vários municípios.
Início em cidades interioranas
A franquia Santo Santo Santo – especializada em artigos religiosos para presentes e decorações – conta com sua unidade piloto na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, que ficou em quarto lugar no ranking das 30 Maiores Cidades em crescimento de unidades da ABF. Além disso, a primeira unidade franqueada da rede também está no interior, em Santa Fé do Sul/SP, o que mostra a força da franquia em cidades com esse perfil.
“Acreditamos muito nas cidades do interior, principalmente as que possuem população acima de 100 mil habitantes. Acredito que a chegada de uma Santo Santo Santo em um município menor, traz muitas opções diferentes e carinhosas de presentes para a população”, explica a fundadora e sócia da marca, Ana Paula Ribeiro Cury.
Negócio atrativo ao interior
A prática religiosa é muito forte e presente nas cidades do interior, além disso, lojas de presentes são sempre bem requisitadas. Os municípios interioranos não contam com opções muito variadas de empresas deste segmento igual as capitais, tornando-as ainda mais atrativas para essas regiões.
“A Santo Santo Santo se encaixa perfeitamente no interior, assim como em grandes centros, justamente por ser uma franquia com um mix exclusivo e atraente, tanto em produtos como em valor, pois atendemos pessoas de todas as idades e classes”, comenta Ana Paula.
Segundo Cury, outro fator atrativo ao investidor que deseja instalar uma unidade da franquia nessas regiões é o modelo de negócio da rede. “O investimento inicial total é de R$ 198.400, incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação. O faturamento bruto médio mensal é de até R$ 90 mil no 1º ano de operação, podendo chegar até R$ 110 mil no 2º ano. Já o lucro líquido médio mensal é de 21%, com um prazo de retorno do investimento a partir do 14º mês.”
Cidades em potencial
A Santo Santo Santo conta com uma gama enorme de cidades com esse estilo para instalar uma unidade, porém, neste início de expansão, a fundadora e sócia da marca afirma que se o franqueado estiver próximo da unidade piloto é ainda melhor para ambos.
“Estar próximo da franqueadora é bom devido ao fato de oferecer uma facilidade maior de locomoção dos franqueados e colaboradores para treinamento. E para entender que o grau de conhecimento e network do empreendedor são muito importantes para o negócio”, detalha Ana Paula.
A empresária ainda cita que todas as cidades e estados são vistos com bons olhos pela franquia. “Porém, as que estão mais próximas como Olímpia/SP, Barretos/SP, Sertãozinho/SP, Ribeirão Preto/SP, Araçatuba/SP, Presidente Prudente/SP, Araraquara/SP, são bem atrativas por estarem próximas de São José do Rio Preto. Também pensamos em expandir para o interior de Goiás e Minas Gerais”, finaliza.