Há quase 20 anos no mercado, a rede de serviços para ar-condicionado, Doctor Frio, atingiu a marca de 25 unidades vendidas em seu primeiro ano no franchising. A rede ainda espera fechar o ano de 2015 com 30 unidades vendidas e faturamento de R$ 6 milhões. “Apesar do momento conturbado que a economia do país está passando, a procura por esse tipo de serviços continua crescendo, pois as pessoas não abrem mão do bem estar e conforto”, explica o diretor-executivo da Doctor Frio, Abraão Barbosa.
Entre os meses de setembro e outubro, a rede registrou um aumento de 50% na demanda de serviços por conta do clima extremamente quente registrado em algumas regiões do país. “De acordo com o que foi divulgado pelos meteorologistas, o Brasil vai enfrentar um verão de extremos, então isso acaba impulsionando esse tipo de serviço, que pode registrar um crescimento de até 100% entre dezembro e janeiro”, ressalta Barbosa. O aumento pela procura de serviços para ar-condicionado vai até o mês de abril, sendo que no período de maior demanda uma franquia chega a fazer uma média de 100 atendimentos por mês.
Além de oferecer serviços como manutenção e limpeza do ar condicionado, a Doctor Frio realiza a instalação do aparelho em empresas ou residência e analise de infraestrutura para saber se o local em que o aparelho será instalado está apto para isso.
Mercado cresce 8% ao ano
Segundo dados da Abrava (Associação Brasileira de refrigeração, ar condicionado, ventilação e a quecimento), o mercado brasileiro de ar condicionado e refrigeração tem apresentado um crescimento de 8% ao ano. O país também segue em 3°lugar no ranking mundial de ar condicionado, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia.
Outra pesquisa curiosa divulgada pelo Google ressalta o aumento na procura por serviços e aparelhos de ar condicionado no verão. Em janeiro deste ano, a busca online pelos condicionadores de ar atingiu o valor máximo de 100 na escala do Google Trends. A ferramenta apresenta números numa escala de 0 a 100 para avaliar os temas mais procurados.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!