Em março, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), anunciou a redução da taxa básica de juros da economia, que passou de 6,75% para 6,50% ao ano. Esta foi a 12ª redução consecutiva e a menor taxa de toda a série histórica do Banco Central, iniciada em 1986.
Diante desse cenário, muitos brasileiros estão à procura de um negócio para empreender, mas é necessário tomar alguns cuidados antes de investir o capital. Como por exemplo, refletir e entender quais são as suas habilidades e perfil comportamental.
A grande sacada é que os investidores que quiserem contar com um negócio seguro e com menos risco, poderá optar por uma franquia. Isso porque a marca já foi testada e aprovada no mercado, tem um plano de negócio estruturado, além de dar todo o suporte necessário aos franqueados.
É o caso da MTCred, empresa de crédito consignado, que está no mercado desde 2008, conta hoje com 54 franqueados em 15 estados brasileiros. A rede se encaixa num segmento que os permite uma abrangência nacional, independente da região do país, o que torna mais fácil seu processo de expansão, já que não encontra nenhuma barreira regional.
Eder de Oliveira, Diretor de expansão da MTCred, garante que o mercado está para franquia de crédito. “Visto que a economia do país começou a crescer no final de 2017 com os cortes da taxa Selic, os brasileiros passaram a contratar mais o crédito. Além disso, o consignado é um meio simples e seguro de obter crédito, com planos mais baratos e flexíveis. Essa modalidade tem proporcionado muitas oportunidades àqueles que precisam de dinheiro e boas condições. Sem dúvida, essa é à hora de investir nesse mercado que está em amplo crescimento e ser dono do próprio negócio”.
Segundo a pesquisa realizada pela Serasa Experian sobre a Demanda do Consumidor por Crédito, houve um crescimento de 4,6% nos primeiros dez meses de 2017, frente ao mesmo período do ano anterior.
Com esse mercado promissor, a MTCred registrou um volume de negociações em 2017 que ultrapassou os R$150 milhões apenas em consignados e em empréstimos para servidores do estado, seu faturamento anual gira em torno de R$12 milhões, já tendo atendido mais de 600 mil pessoas.
Uma das vantagens da rede é que não é preciso ter experiência na área, já que a franqueadora oferece todos os materiais e auxilio durante todo o período de adaptação. O único requisito que a empresa pede é que o interessado tenha aptidão para vendas. O carro chefe da marca é o crédito consignado, empréstimo descontado diretamente da folha de pagamentos da pessoa física, para aposentados e pensionistas do INSS.