Com 5 anos no mercado, rede de franquia que reinventou o brechó infantil cresceu 1000% no último ano

A recessão econômica fez com que muitos brasileiros reavaliassem seus hábitos de consumo. Segundo um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL – e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de pessoas adeptas aos consumo colaborativo cresceu 81% no último ano.

Entre os serviços de compartilhamentos mais utilizados estão os de carona, aluguel de imóveis para curta temporada e o compartilhamento e locação de roupas.  De acordo com a última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising – ABF – o setor de moda cresceu 8,6% no quesito faturamento no último trimestre de 2019.

Fato é que os brechós de roupas e itens infantis se multiplicaram pelos últimos anos, sejam em lojas ou online através de e-commerces, Instagram ou Whatapp. Isso acontece principalmente por que crianças e bebês tendem a crescer rapidamente e costumam perder suas roupas a cada seis meses. A possibilidade de economizar e o desejo de consumir de forma consciente têm alimentado esse mercado.

Como o caso da Arena Baby, fundada pelos irmãos Giovanna Domiciano e Flávio Thenorio. A loja começou virtualmente e logo os fundadores perceberam que havia um potencial diferente para o empreendimento. Em janeiro de 2015 eles fundaram a primeira loja com 51 peças, entre roupas, calçados e acessórios e apenas uma mesa, uma cadeira e um computador, além de algumas prateleiras. “Tudo era seminovo, acho que nosso investimento inicial não deve ter sido maior do que R$ 3.000,00”, comenta.

Em 2016 a Arena Baby ingressou no franchising e após 2 anos, percebeu que era possível fazer alguns ajustes para tornar o negócio mais atrativo para o potencial franqueado. “Hoje nosso investimento inicial passou de R$250 para R$159 mil e o faturamento continua sendo o mesmo para os franqueados, os ajustes foram ótimos para atrair novos investidores”, comenta.

Hoje, 5 anos após a marca já conta com 15 unidades, sendo 4 próprias na região do ABC, em São Paulo. “O ano de 2019 foi incrível para nós, pois marcou o crescimento da Arena Baby, começamos com apenas uma unidade franqueada e terminamos com 10. Nosso faturamento, foi de R$ 6.6 milhões de reais. Ou seja, houve um crescimento de 1000%”, comenta Flávio.

A rede é atrativa tanto para investidores quanto para o consumidor final, pois a maior parte dos produtos à venda são 40 a 70% mais barato que nas lojas convencionais. As peças passam por uma avaliação minuciosa, onde será verificado se há manchas ou qualquer outra avaria. Também é possível encontrar produtos novos na loja e todos eles são identificados por tags recicláveis.

“Nos preocupamos muito com a preservação do meio ambiente, em diversos detalhes. Evitamos sacolas plásticas, utilizamos tags recicláveis, além claro que ao reutilizar as peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também estará ajudando uma outra família que estará comprando item de qualidade com valor bem abaixo do mercado”, explica Flávio.

Para 2020, as expectativas são as melhores, a marca pretende aumentar a estrutura interna da franqueadora, aumentar os investimentos na marca e expansão, além da implementação do aplicativo que já está em fase final de desenvolvimento. “Queremos comercializar 35 novas unidades e chegar nos R$ 30 milhões no faturamento”, finaliza.