Com 10 unidades e presença forte em São Paulo, Stylebar reforça branding para expandir nacionalmente

Rede de franquias de beleza planeja ações de desenvolvimento de marca até o fim do ano; meta é atingir R$20 milhões de faturamento

Após o sucesso das inaugurações das unidades de Jardim Paulista e Panamby, nona e décima da marca, respectivamente, a rede de salões de beleza Stylebar inicia seu processo de expansão nacional enquanto reforça seu branding. Pioneira no segmento de “easy beauty” no país, a empresa planeja investir pesado em serviços e eventos que reforçam o nome da marca, com o objetivo de ter pelo menos um salão em cada estado brasileiro pelos próximos dois anos.

Atualmente, a rede conta com 10 lojas – sendo nove em São Paulo e uma em Recife, capital pernambucana. Após conquistar os corações paulistanos, a marca pretende aprimorar o atendimento através de ações com colaboradores, franqueados e clientes. De acordo com Gisela Prochaska, fundadora e CEO, o objetivo é transformar a empresa na principal referência do setor.

Nos tornamos referência quando falamos de salões na cidade de São Paulo, e agora queremos levar isso para as demais regiões do Brasil. Começamos por Pernambuco, e em breve outros estados também terão um Stylebar para chamar de seu. Então estamos criando ações para que tenhamos pelo menos uma unidade em cada estado do Brasil. Além disso, desenvolvemos estratégias para melhorar ainda mais a experiência dos clientes, trazendo novos produtos e soluções – explica.

Em 2023, com apenas cinco unidades, a marca obteve um faturamento de R$11,5 milhões. Para este ano, acompanhando o crescimento da rede, a expectativa é chegar na casa dos R$20 mi. Os resultados positivos podem ser relacionados a alta margem de lucro (25%), decorrente da padronização dos atendimentos. Para Deborah Paulino, cofundadora, os números representam a maior vantagem do negócio.

O principal vínculo do cliente é com o serviço, e não com o colaborador. Todo o processo é pensado de forma para otimizar o atendimento, desde o catálogo de serviços, a arquitetura convidativa e até a linha de produtos próprios, que desenvolvemos para facilitar e agilizar os tratamentos. Eliminamos a necessidade de hora marcada e daqueles atendimentos demorados. Por isso a beleza com praticidade (“easy beauty”) – afirma.

O “Style” como branding

Entendendo que seu principal diferencial está na forma como os serviços são oferecidos, as sócias desenvolveram maneiras de criar laços e capacitar os profissionais da rede. As amigas, que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado de eventos corporativos, decidiram criar o “Stylebar Day”, um evento anual realizado exclusivamente para seus colaboradores.

Segundo Prochaska, o objetivo do encontro é potencializar os serviços e alinhar ideias e soluções para o negócio, além de facilitar o networking entre franqueador e franqueado. Dessa forma, os empreendedores e colaboradores podem se conhecer melhor e aprender juntos.

Todo mundo que trabalha com a gente está convidado a participar. O evento contém palestras, workshops e, principalmente, muita troca de experiências. Por ser uma ação de endomarketing, ou seja, voltado para o público interno da rede, acaba sendo o espaço perfeito para alinharmos nossas metas, pensar em novas soluções e ouvir nossos funcionários. É uma ótima oportunidade de entender nosso público, reconhecer erros e crescer juntos – aponta a CEO.

Além do encontro, a marca também desenvolveu seu próprio bar de beleza itinerante, o “StyleCar”. Focado no atendimento rápido e de qualidade, em um formato de camarim móvel, a estação permite levar o conceito de easy beauty para eventos de terceiros, fazendo com que o negócio vá de encontro a possíveis novos clientes. O espaço serve para retocar a maquiagem e arrumar os cabelos em festas e demais ocasiões.

Queremos estar onde as mulheres precisam. É muito comum durante um evento irmos no banheiro retocar o visual, mas acaba sendo desagradável porque as vezes o espaço não é dos melhores. Então este salão itinerante serve para elevar a autoestima feminina, enquanto facilita o seu dia. Já estamos com dois em funcionamentos, e planejamentos um terceiro até o fim do ano – completa Prochaska.

Ampliação da linha de cosméticos

Além das inovações na questão de branding, para este segundo semestre, a empresa está investindo cada vez mais nos produtos e tratamentos utilizados no salão. Alguns itens que anteriormente eram usados somente no espaço, agora serão remodelados para a linha home care (na qual o cliente pode comprar para usar em casa). A iniciativa busca ampliar o segmento do negócio, abandonando a exclusividade dos serviços e entrando também no varejo.

A linha própria, que conta com cerca de 20 itens, desde shampoos e condicionadores até máscaras e maquiagens, irá receber novas adições, entre produtos que fazem a pré-lavagem e tratamentos para cabelos coloridos ou tingidos. Além disso, o restante dos produtos será reformulado com novas embalagens e tamanhos, pensando no transporte e na comercialização externa.

É muito comum o cliente gostar do produto e perguntar se pode levá-lo para casa. Então com essa iniciativa nós conseguimos aumentar ainda mais o faturamento das unidades, além de inserir a marca na casa do cliente, permitindo que todo a qualidade do salão possa ser proporcionada no conforto do lar – finaliza Paulino.

Para o próximo mês, está prevista a inauguração de mais uma unidade, desta vez em Granja Viana, capital Paulista. Além disso, até o final do ano se esperam mais aberturas na região Nordeste e Sudeste do país.