Oito profissionais da área de Educação do CNA Idiomas, entre coordenadores e especialistas, terão seus trabalhos apresentados na 21st BRAZ-TESOL International Conference, que acontece de 17 a 19 de julho, em formato on-line, no metaverso. Todos os trabalhos submetidos à banca examinadora por colaboradores da rede foram aprovados, totalizando sete apresentações — um dos trabalhos foi desenvolvido em dupla.
O BRAZ-TESOL é a principal associação de professores de inglês do Brasil, com cerca de três mil filiados, e é ligado ao TESOL International Association, maior entidade global do setor, sediada nos Estados Unidos, além do IATEFL, a segunda maior, sediada no Reino Unido. O CNA Idiomas é a única rede de franquias de ensino de idiomas com presença constante na conferência desde 2008, somando mais de 60 trabalhos apresentados ao longo de dez edições consecutivas.
“É motivo de muito orgulho ver nossos colaboradores compartilhando conhecimento em um evento tão relevante para o segmento de ensino de língua inglesa. O CNA sempre investiu na formação continuada dos professores e em práticas pedagógicas de excelência, e isso se reflete em momentos como este”, destaca Marcelo Barros, diretor de Educação do CNA e conselheiro consultivo vitalício do BRAZ-TESOL — que já presidiu por dois mandatos (2007-2008 e 2013-2014).
Atualmente, o CNA mantém uma presença ativa também na liderança regional da Associação, com o coordenador de Serviços Educacionais do CNA, Derick Coriolano, na presidência do SP City Chapter. Para ele, “o BRAZ-TESOL cumpre um papel essencial ao conectar profissionais de todo o país, promover troca de experiências e disseminar inovações no ensino de inglês, contribuindo diretamente para a qualidade das aulas”.
A expectativa para esta edição é que os debates e apresentações fortaleçam ainda mais a comunidade acadêmica e inspirem práticas que impactem positivamente o dia a dia das escolas. Hugo Albuquerque, gerente de Produtos Educacionais do CNA, completa: “participar de eventos como esse é investir no futuro do ensino de idiomas, garantindo que nossas equipes estejam sempre atualizadas e preparadas para oferecer uma experiência de aprendizagem cada vez melhor para nossos alunos”.
O CNA também é reconhecido pelo apoio histórico ao BRAZ-TESOL: além de ter hospedado a associação pro bono em sua sede por 14 anos, sedia regularmente eventos regionais e nacionais. A rede foi, inclusive, palco de três eventos da associação em São Paulo no último ano. Em 2022, Marcelo Barros recebeu o Sara Walker Award, principal premiação da área, concedida pela BRAZ-TESOL em reconhecimento ao serviço notável e excepcional à comunidade de ensino de inglês no Brasil.
Expansão do CNA Idiomas marca presença
O CNA Idiomas também contará com um estande virtual durante o evento para receber professores interessados em fazer parte da marca e em se tornar novos franqueados. Todos os que visitarem o estande por meio do QR Code divulgado no evento concorrerão a um curso para a certificação CELTA (Certificate in English Language Teaching to Adults) e a uma isenção da taxa de franquia no CNA Idiomas, que custa a partir de R$ 20 mil.
“Estar presente neste evento é uma forma de reafirmarmos o compromisso do CNA com a formação de professores de excelência e com a expansão de nossa rede de forma responsável e sustentável. Queremos estar cada vez mais próximos dos profissionais que fazem a diferença na sala de aula e, ao mesmo tempo, abrir portas para quem sonha em empreender na área da educação com o respaldo de uma marca consolidada e que é referência no ensino de idiomas no Brasil. Estamos muito animados em receber todos no nosso estande virtual e apresentar as oportunidades que temos para oferecer”, disse o COO do Grupo CNA+, detentor do CNA Idiomas, Eduardo Murin.
Trabalhos inscritos
Conheça, a seguir, o resumo dos trabalhos inscritos por profissionais da área de Educação do CNA Idiomas que serão apresentados este ano. A banca que decide quais trabalhos serão apresentados é formada por profissionais que são referência em ensino de língua inglesa no Brasil, atuando no campo acadêmico, na área editorial, em escolas de idiomas, no ensino regular e na formação de professores. Cada trabalho, sempre sem a identificação do autor, é lido por, pelo menos, dois pareceristas, que o analisam em seus aspectos de relevância, profundidade, adequação ao tema da conferência, conhecimento da língua inglesa, contexto de atuação etc.