CNA cria comitê de crise para gerir alterações impostas pelo coronavírus

O CNA, uma das maiores redes de ensino de idiomas do país, montou um comitê de crise para lidar com as situações impostas pelo novo coronavírus. A equipe, formada pelo presidente da empresa, diretores e conselheiros, se reúne virtualmente todos os dias para discutir as medidas a serem tomadas. “Nos reunimos inclusive nos fins de semana, dada as constantes mudanças”, afirma Décio Pecin, presidente do CNA.

Como primeira medida, para garantir a continuidade do ensino de seus mais de 400 mil alunos, o comitê decidiu orientar as 614 escolas da rede a estimularem seus alunos para que usem, de forma direcionada, o CNA Net, uma plataforma virtual que já existia e era utilizada pelos estudantes em complemento ao ensino feito em sala de aula.

“Nesse primeiro momento, desenhamos um plano de três semanas para manter o relacionamento com os alunos e garantir a continuidade do ensino”, diz Décio. “Os professores estão estimulando atividades complementares, que podem ser feitas no portal do aluno, para suprir as aulas presenciais que estão suspensas.”

Atualizado em janeiro deste ano, CNA Net é uma plataforma gamificada que engaja os alunos e aumenta seu interesse pelo aprendizado. Com base em pesquisas e testes de usabilidade do sistema, o portal ganhou duas “caras” diferentes: uma com interface mais colorida para o público “kids e teens” – crianças e adolescentes até 13 anos – e outra para adultos. Essas interfaces contam com elementos de gamificação e foram desenhadas para serem “mobile first”, o que garante uma excelente experiência de navegação em dispositivos móveis (celulares e tablets).

O novo CNA Net conta com uma série de recursos como correção automática nas atividades de escrita e jogos, além de professores online para tirar dúvidas, ajudar com conteúdos trabalhados em sala de aula ou nas tarefas de casa e praticar conversação em inglês ou espanhol onde o aluno estiver. “O diferencial é que essa ação não é feita com robôs, mas sim com professores reais, que estão do outro lado da tela interagindo com os alunos”, explica Jaime Cará, coordenador de tecnologia educacional e EAD do CNA.

A segunda parte do plano de ação pensado pelo comitê é oferecer aos alunos do CNA aulas on-line, em tempo real, com os professores da rede. “Para garantir a normalidade de ensino novamente, ainda que o isolamento social permaneça”, comenta Décio. Neste momento, o CNA está estudando a melhor plataforma para que as aulas on-line aconteçam e está capacitando seus professores para que a interação virtual deles esteja alinhada com a metodologia comunicativa do CNA.