Clínica médica popular lança promoção de exames e consultas durante o novembro azul

Segundo o Ministério da Saúde, depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens; são cerca de 70 mil casos e 15 mil mortes por ano. Um índice alto para uma doença que – se diagnosticada precocemente – possui 95% de chances de cura. Pensando em estimular a ida dos homens ao urologista, a MedicMais, rede de clínicas médicas popular, irá promover durante todo o Novembro Azul a campanha “Check-up Especial MedicMais“.

Neste mês, os homens poderão contratar um pacote de consultas e exames por apenas R$ 299,00, que inclui consulta e retorno com o urologista, eletrocardiograma, hemograma completo, lipidograma completo e PSA. “O acompanhamento médico e o exame anual é extremamente necessário para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas além do preconceito que existe em torno do exame de toque, muitos homens não possuem plano de saúde e não têm acesso a esse tipo de consulta no SUS, por isso, resolvemos criar um pacote completo, com um preço acessível para estimular os cuidados com a saúde”, conta o sócio-fundador da MedicMais, Tiago Alves. O valor pode ser parcelado em até 6X, de R$ 57,00, no cartão de crédito.

:: Sinais e Diagnóstico do Câncer de Próstata

O mais indicado é que o homem, ao completar 50 anos, ou 45 para quem tem histórico da doença na família, passe anualmente no urologista e faça todos os exames necessários para diagnosticar o câncer. Porém, a patologia apresenta alguns sintomas que podem ser um alerta para a procura de um médico:

  • – Dificuldade para urinar;
  • – Diminuição da quantidade de urina;
  • – Dificuldade em interromper a passagem da urina;
  • – Vontade frequente para urinar;
  • – Sensação de bexiga sempre cheia;
  • – Urinar em gotas;
  • – Dor na região dos testículos;
  • – Impotência ou dificuldade para manter a ereção;
  • – Dor ao ejacular;
  • – Presença de sangue no sêmen.

Para diagnosticar a doença, há três tipos de exames que podem ser realizados: o de toque, PSA e o ultrassom com biopsia. O primeiro, que é o motivo de grande preconceito por parte dos homens, dura no máximo 15 segundos e é o principal meio de analisar se a próstata apresenta alguma irregularidade. Já o PSA é feito através de amostra de sangue, que precisa dar um resultado inferior a 4.4 ng/ml para homens saudáveis, o grande problema é que muitas vezes o valor de PSA permanece normal, gerando falsos negativos. E a biopsia, normalmente é solicitada pelo médico quando os exames citados acimas indicarem câncer de próstata.