Cidades do interior são potenciais para o franchising

Você já parou para pensar a potência que as cidades do interior possuem para os negócios? Pois bem, quem mora em uma cidade menor tem a falsa ideia de que se abrir um negócio, mas precisamente uma franquia, há grande risco de falência devido os vários estabelecimentos tradicionais e já conceituados na cidade. Porém, hoje os executivos visualizam grande potencial em cidades pequenas devido às metrópoles já estarem superlotadas, a concorrência ser menor e ainda por gerarem bons resultados.

Estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que das 30 cidades com maior número de unidades franqueadas, 11 tiveram bom desempenho, dentre elas, sete estão localizadas no interior dos estados. O que prova o bom desempenho que esses lugares trazem as franquias, e as vezes melhor até mesmo do que os grandes centros, ideal para quem está em busca de expansão.

É o caso da SUAV, rede especializada em serviços de estética express, que foca o projeto de expansão nesse segundo semestre para cidades do interior. A marca que entrou para o franchising no segundo semestre de 2017 já possui 20 lojas espalhadas a maioria delas pelas capitais de oito estados, daí a intenção de conquistar também os investidores do interior.

Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV conta que a expansão é a nível Brasil, porém cidades acima de 200 mil habitantes como Ribeirão Preto, Sorocaba, Guarulhos, Campinas e Americana no estado de São Paulo são muito promissoras. Além ainda de Uberlândia e região mineira, já que a marca nasceu em Belo Horizonte e é muito forte por lá, como ainda Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro na Bahia, e Duque de Caxias e Niterói no Rio de Janeiro.

A rede busca encerrar este ano com 30 unidades ativas, dentre elas, 8 deverão estar situadas no interior.

Tendência nos últimos quatros anos, o movimento de interiorização se tornou frequente no ano passado devido o poder de compra nessas regiões, valor baixo do aluguel do estabelecimento comercial, além ainda de algumas cidades não contarem com alguns tipos de serviços e produtos.

Poder do shopping center

Dados indicam que o fato das franquias estarem indo para o interior do país estaria relacionado aos shoppings. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 78% das inaugurações desses centros comerciais entre 2017 e o primeiro semestre do ano passado foram em cidades que não são capitais, tendo 61,1% dessas aberturas nas regiões centro-oeste, nordeste e norte do país.

Os shoppings são um bom lugar para também empreender. Apesar de haver um gasto e investimento maior para abrir uma empresa nesses espaços, o hábito do consumidor mudou, e ele não enxerga mais como centro de compras, mas também como área de convivência, o que o torna atrativo para os negócios, principalmente no interior onde vem crescendo o número de shoppings abertos.

Com isso, investir nesse segmento gera resultados satisfatórios ao franqueado, independente se a escolha do ponto está ligada em lojas de rua ou espaço fechados como shopping center. O modelo da SUAV, por exemplo, possui vantagem de concentrar os serviços mais procurados pelas mulheres na mesma estrutura, como depilação, esmalteria, design de sobrancelha e fotodepilação e ainda não haver a necessidade de agendar horário para o atendimento. O investimento é a partir de R$69.900 com lucro líquido de 30%. A SUAV oferece cinco modelos de negócio no mercado.

“Todos devem ter em mente a necessidade de oferecer serviços/ produtos com um diferencial, seja o atendimento personalizado, a estrutura do lugar. No interior, a clientela é fidelizada através da propaganda boca a boca”, finaliza o executivo.